
Em Israel já se pode andar na rua sem máscara: "É um esquisito bom" @Model.HTag>
A obrigatoriedade de uso de máscara na rua para travar a propagação da covid-19 caiu, mas governo apela aos israelitas para manterem a máscara à mão.
A obrigatoriedade de uso de máscara na rua para travar a propagação da covid-19 caiu, mas governo apela aos israelitas para manterem a máscara à mão.
Vice-almirante Gouveia e Melo defendeu que tem de haver uma distribuição diversificada das diferentes vacinas no território nacional.
Dados dos Estados Unidos, onde cerca de 90 mil grávidas já foram vacinadas, indicam que o fármaco à base de uso de tecnologia RNA mensageiro (mRNA) é seguro.
Portugal já recebeu as primeiras 31.200 doses da vacina da Johnson & Johnson, que ficarão armazenadas até haver uma decisão do regulador europeu sobre a sua utilização.
O diretor executivo da Pfizer, Albert Boula, admite que pessoas vacinadas contra a covid-19 "provavelmente" vão precisar de uma terceira dose da vacina, 6 a 12 meses um ano após a segunda dose, e de uma "revacinação anual".
À boleia do plano de vacinação mais avançado da atualidade, Israel começa a deixar cair algumas das medidas em vigor atualmente.
Das quatro vacinas aprovadas foram comunicados 284.664 casos em 100 milhões de vacinas administradas.
Antes da suspensão das entregas, as autoridades portuguesas esperavam receber, até final deste mês, um total de 86.400 doses desta vacina de toma única.
"A EMA continua a considerar que os benefícios da vacina na prevenção da covid-19 superam os riscos de efeitos secundários", declarou o regulador europeu.
A informação foi avançada pela presidente da Comissão Europeia que indicou que "a boa notícia é que a vacinação está a ganhar velocidade em todos os Estados-membros da UE".
Até junho a empresa comprometeu-se a entregar 250 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Anúncio é feito um dia depois da Johnson & Johnson ter avisado que ia atrasar a primeira entrega.
Jornal italiano La Stampa avança que Bruxelas se vai centrar nas vacinas contra a covid-19 que usam a tecnologia de mRNA, como a da Pfizer e da Moderna. UE espera ainda uma justificação da Johnson & Johnson após o anúncio "completamente inesperado" de atraso na entrega de vacinas.
Na última semana foram administradas mais de 300 mil doses de vacina contra a covid-19. Pelo menos 15% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 6% já completou a vacinação. Alentejo é a região com a vacinação mais avançada: 10% da população já recebeu as duas doses.
Qual a eficácia desta vacina e como funciona? Por que foi suspensa nos Estados Unidos? Quantas doses adquiriu Portugal? Respostas a várias dúvidas sobre a vacina.
A responsável pela saúde europeia diz que "isto ajudará a acelerar o acesso dos cidadãos às vacinas", numa altura em que apenas 6,8% dos adultos europeus estão totalmente imunizados.
A Austrália, que iniciou a campanha de vacinação no dia 21 de fevereiro, tinha inicialmente como objetivo imunizar 25 milhões de pessoas até ao final de outubro.