O moralista

Nómadas do império

Não se trata da “hora mágica”, xamânica, de Terrence Malick (não há aqui tempo para epifanias); ou do céu de Turner, tingido de um laranja apocalíptico (não há aqui espaço para o luxo do fatalismo). Nomadland é um filme de uma intransigente independência

O massacre de Wiriamu
21 de janeiroJoão Pedro George

O massacre de Wiriamu

Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.

Segundo romance de James Baldwin chega a Portugal no dia 30
20 de junho de 2020Lusa

Segundo romance de James Baldwin chega a Portugal no dia 30

Ao escrever este romance, James Baldwin, negro e homossexual, que sempre se afirmou na luta contra o racismo e a homofobia, "quebrou mais do que um tabu: um escritor negro a escrever sobre o amor entre dois homens brancos"

Harry e Meghan querem imitar os Obama
15 de janeiro de 2020Sónia Bento

Harry e Meghan querem imitar os Obama

Admiradores do modelo de vida do ex-presidente dos EUA e da mulher, os duques de Sussex querem seguir-lhes os passos

A história das lixeiras nas cidades e no Espaço
11 de junho de 2019Raquel Lito

A história das lixeiras nas cidades e no Espaço

Há cada vez mais lixo nos grandes centros urbanos e 96 sacos de urina e vómito na Lua. Repugnante? A jornalista Ziya Tong conta tudo em livro, que será traduzido para português.

Perdemos a cabeça para Javier Castillo cumprir o seu sonho
09 de abril de 2019André Santos

Perdemos a cabeça para Javier Castillo cumprir o seu sonho

As aborrecidas viagens de comboio para o trabalho motivaram-no a começar a escrever nesses tempos mortos. Entrevista ao autor de O Dia em que Perdemos a Cabeça, que já vendeu mais de 275 mil exemplares.

4
O livro de Michelle Obama em cinco histórias
16 de novembro de 2018Cátia Andrea Costa

O livro de Michelle Obama em cinco histórias

São memórias de infância, de amor, do início de uma carreira política e da vida num cargo apenas ocupado por 43 mulheres antes de si. A Minha História chegou às bancas esta semana e desvenda o lado mais pessoal da mulher de Barack Obama.

Cuidados intensivos

Sinais do apocalipse

Na última Feira do Livro continuei a minha "Missão Beneditina". Em traços largos, consiste em comprar o maior número possível de grandes clássicos da literatura que, no futuro breve, estarão proibidos pelos novos bárbaros da "inclusividade". Falo de autores (homens), ocidentais e brancos.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)