DGS recomenda vacina da AstraZeneca a maiores de 60 anos
08 de abrilDiogo Camilo

DGS recomenda vacina da AstraZeneca a maiores de 60 anos

Após confirmação da ligação entre a vacina da AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos invulgares, Portugal opta por administrar a vacina apenas a pessoas com mais de 60 anos "até estar disponível informação adicional". Vacinação de docentes e não docentes será adiada por uma semana.

Tudo o que precisa de saber sobre a vacina da AstraZeneca
08 de abrilLucília Galha

Tudo o que precisa de saber sobre a vacina da AstraZeneca

Ficou provada a relação entre os coágulos e a toma da vacina, mas continua a ser segura. O que é preciso é estar atento a eventuais sintomas nas duas semanas seguintes à vacinação. Há duas ideias a reter: o risco de exposição ao vírus é muito maior e suspender a vacina agora poria em causa todo o processo de vacinação.

Museu do Holocausto: lembrar é não perpetuar o mal
05 de abrilFilipa Teixeira

Museu do Holocausto: lembrar é não perpetuar o mal

Lê-se, fala-se, ouve-se muita coisa sobre o assunto. Mas muito nunca é demais quando se trata de recordar um dos episódios mais negros da história contemporânea. O Holocausto faz parte do passado, mas não é por isso que deve deixar de ser uma preocupação do presente e do futuro, como bem nos lembra o Museu hoje inaugurado no Porto.

Vitamina D: A vitamina da discórdia
31 de marçoLucília Galha

Vitamina D: A vitamina da discórdia

O que é? Para que serve? A população portuguesa tem défice? Qual é o seu papel na covid-19? A SÁBADO preparou um conjunto de respostas a todas estas questões, mas nem toda a informação é concordante.

Fejsa: 'Na despedida do Benfica, chorei todo o dia'
27 de marçoPedro Ponte

Fejsa: "Na despedida do Benfica, chorei todo o dia"

Ljubomir Fejsa falou com a SÁBADO desde Belgrado, enquanto fazia uma nova tatuagem. Recordou os sete anos no Benfica e a infância em Vrbas, marcada pela guerra dos Balcãs. A jogar na Arábia Saudita, diz que apenas espera que o Sérvia-Portugal, este sábado, "seja um bom jogo de futebol".

O apartheid cultural

Determinar aquilo que fazemos em função da nossa etnia, género ou orientação sexual só aumenta os preconceitos. Dará aos extremistas aquilo que pretendem. Eles precisam disso. A esmagadora maioria da humanidade, não. 

Vice do Chega: 'Nos comentários aos meus artigos já li 'olha mais um monhé''
25 de marçoAlexandre R. Malhado

Vice do Chega: "Nos comentários aos meus artigos já li 'olha mais um monhé'"

Foi retornado, viveu numa barraca, trabalhou nas obras (e não só), mas afastou-se para muito longe do cliché do negro pobre. Professor, colunista do Observador, coordena o gabinete de estudos do Chega. Aprecia a ordem e a autoridade. Até nas suas aulas, na Margem Sul do Tejo.

Jorge Ben Jor: um samba com misto de maracatu
22 de marçoFilipa Teixeira

Jorge Ben Jor: um samba com misto de maracatu

É um dos lendários da música brasileira e responsável por êxitos mundiais como Mas Que Nada, País Tropical ou Zazueira. No dia em que celebra 79 anos, recordamos a conversa com Jorge Ben Jor aquando da edição de 2019 do festival NOS Primavera Sound.

Quando eu fui vítima de racismo
21 de março

Quando eu fui vítima de racismo

Sentem na pele a discriminação e lutam contra ela. No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 14 pessoas partilham as histórias que as marcaram.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)