
Pedrógão Grande: Câmara retira poderes ao presidente @Model.HTag>
No começo de 2020, Valdemar Alves apeou Margarida Guedes da vice-presidência da câmara; agora o executivo cancelou as competências próprias delegadas ao presidente.
No começo de 2020, Valdemar Alves apeou Margarida Guedes da vice-presidência da câmara; agora o executivo cancelou as competências próprias delegadas ao presidente.
Intervenção lançada pela Infraestruturas de Portugal tem um valor base de 1,8 milhões de euros e deverá ficar concluída no início de 2022.
"Esta tragédia obrigou a uma grande conjugação de esforços do poder político e da sociedade em geral", afirmou o primeiro-ministro sobre Pedrógão Grande.
Valdemar Alves é acusado dos "crimes de homicídio por negligência e de ofensa à integridade física por negligência, alguns destes de ofensa à integridade física grave".
Durante meses esquecemo-nos de Ihor Homeniuk. Nada de novo: também já nos esquecemos de Entre-os-Rios e de Pedrógão, onde muitos perderam vidas. Esquecer a tragédia faz parte de um povo que só foi ensinado a celebrar os grandes feitos.
Julgamento das alegadas irregularidades no processo de reconstrução das casas que arderam no incêndio de junho de 2017 tem 28 arguidos.
"A desconfiança era tal, estive 15 dias sem receber requerimentos", avançou a provedora Maria Lúcia Amaral, em declarações numa audição na comissão eventual de inquérito parlamentar à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior, na Assembleia da República, em Lisboa.
George Glass e a mulher Mary fizeram uma roadtrip pela velha estrada e até cantaram Indo eu a Caminho de Viseu – junto à placa da mesma.
Processo tem 28 arguidos. Dois deles, Valdemar Alves e Bruno Gomes, respondem por 20 crimes de prevaricação de titular de cargo político, 20 crimes de falsificação de documento e 20 crimes de burla qualificada.
O presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra diz que todas as situações elegíveis de habitações permanentes que arderam nos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande foram apoiadas.
No início de 2021 começam os 32 "concertos de bolso", com músicos profissionais num palco especial que está a ser desenvolvido em parceria com o Politécnico de Leiria.
João Marques tinha suspendido o mandato em dezembro do ano passado e quis retomar o seu lugar no executivo de Pedrógão Grande. Presidente da Câmara, Valdemar Alves foi contra, mas tribunal deu razão ao vereador.
Seis habitações estão em execução e cinco estão suspensas por questões judiciais.
Valdemar Alves invocou o direito ao silêncio na Assembleia da República sobre a reconstrução das habitações danificadas ou destruídas pelos incêndios de junho de 2017, por ser arguido nesse processo.
A Procuradoria-Geral da República confirmou que já foi instaurado um inquérito criminal contra Valdemar Alves sobre as responsabilidades no grande incêndio de 2017.
Social-democrata João Marques suspendeu o mandato por um ano. Pedido de regresso foi vetado pela autarquia. Agora vai recorrer para o tribunal administrativo.