
Ex-autarca paga três mil euros por chamar neonazis ao Chega
Pedro Magalhães Ribeiro foi condenado pelo crime de ofensa a pessoa coletiva, organismo ou serviço.
Pedro Magalhães Ribeiro foi condenado pelo crime de ofensa a pessoa coletiva, organismo ou serviço.
O que tem o marido da ministra a ver com o aeroporto? São ambas faces da mesma moeda, a da opacidade dos processos administrativos e políticos que contribuem para a desconfiança sobre as decisões públicas.
O eleitorado mais velho é o que mais vota. Foi decisivo para permitir a geringonça e para dar a maioria absoluta ao PS. O primeiro-ministro e o líder da oposição sabem disso e tentam conquistá-lo.
Ainda que não seja ilegal, até porque à luz da lei muito poucas práticas são ilegais, o caso João Leão – a que se somam muitos outros e mais se somaram – é pouco ético e, pior, suscita muitas dúvidas sobre a lisura da decisão.
Falta fiscalização ao trabalho de campo, há risco de conflitos de interesses e os trabalhos para os partidos não são públicos. Ainda assim, os erros não são tão maus como a má imagem do setor sugere.
A crise política da novela orçamental esconde outra, bem mais grave, que está na sua origem: a enorme crise de confiança que se tornou o grande cancro da vida pública em Portugal.
"O PRR tem um parágrafozinho sobre controlo", e nada mais, aponta Luís de Sousa. Em contraste, os portugueses desconfiam de políticos, empresários e até dos seus concidadãos. E "a resposta não pode ser dizer que as pessoas é que estão enganadas", aponta Pedro Magalhães. Os dois investigadores mediram as perceções dos portugueses sobre corrupção.
Preparámos-lhe cinco roteiros gastronómicos para aproveitar o feriado; falámos com os investigadores Pedro Magalhães e Luís de Sousa sobre corrupção; fomos ver os vestidos que Paula Bobone vai leiloar; e entrevistámos o astronauta português João Lousada, que está a treinar para ir a Marte.
Pode um só juiz piorar (ainda mais) a imagem da justiça, em apenas três horas? Pode. Ivo Rosa conseguiu e há provas. Podem as empresas continuar a discriminar as mulheres no acesso a horários flexíveis? Podem. Mas em regra a história não acaba bem. Até os chefs já perceberam isso.
Entre o antes e o depois da decisão instrutória do juiz há um trambolhão de 16 pontos percentuais na confiança no sistema judicial. O ICS mediu as respostas dos portugueses e os resultados são expressivos.
PS e CDU aprovaram uma lei que perdoa autarcas com processos sancionatórios em curso, mas Marcelo vetou-a. Cinco autarcas do PS e um da CDU voltam a estar em xeque.
O serviço militar deixou de ser obrigatório em Portugal em 2004 e a maioria dos inquiridos (59,7%) concorda com este modelo.
Hospital não confirma ainda oficialmente a demissão do diretor clínico e da enfermeira chefe. Quanto a Francisco Ramos, detetou ontem in loco que havia pessoas que não deviam estar a ser vacinadas, mas não foi a tempo de evitar a administração da dose.
Medo da pandemia de covid-19, desinteresse dos eleitores e a existência de um candidato favorito à vitória, Marcelo Rebelo de Sousa, pode afastar os eleitores das urnas.
Signatários pedem criação de mecanismos que permitam a participação dos cidadãos na recuperação de Portugal face aos impactos da pandemia de Covid-19.
Em agosto, a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos já tinha feito um protesto semelhante na Avenida dos Aliados.