
Novo patriarca diz que "na Igreja todos têm lugar" e assume "compromisso sério" com paz
Rui Valério prometeu iniciar uma "nova etapa" da Igreja, num discurso marcado pelos abusos sexuais e a guerra na Ucrânia.
Rui Valério prometeu iniciar uma "nova etapa" da Igreja, num discurso marcado pelos abusos sexuais e a guerra na Ucrânia.
Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
Do Papa a Guterres, dos governos mais fortes aos mais obscuros, nos lares e nas discussões, ninguém de boa-fé e boa vontade está contra a paz na Ucrânia. Só os agressores desejam a guerra. Mas se é fácil identificar esta, é mais difícil descobrir aquela.
"O Patriarcado de Lisboa informa que D. Manuel Clemente pediu para não se efetivar a atribuição do seu nome à ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão", refere um comunicado.
CML quer batizar a ponte de Cardeal Manuel Clemente mas já foi lançada uma petição para impedir que tal aconteça.
A JMJ provou, mais uma vez, que somos capazes de organizar grandes eventos, mas também, o que para mim é muito importante, que Portugal é um dos mais pacíficos países do Mundo.
Nomeado na manhã desta quinta-feira, o cardeal, de 58 anos, sucede a D. Manuel Clemente e assume o Patriarcado em setembro.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima.
O Papa estará com jovens estudantes na Universidade Católica, com jovens do Scholas Occurentes e irá deslocar-se até ao Parque Eduardo VII.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude que começou na terça-feira e termina no domingo.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa entre hoje e domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que contará com a presença do Papa Francisco.
As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).
Segundo os últimos números divulgados pela organização da JMJ Lisboa 2023, estão inscritos mais de 313 mil peregrinos de todos os continentes.
O cardeal-patriarca de Lisboa está prestes a completar 75 anos, idade canónica para pedir a resignação, sendo esperada a sua substituição nos próximos meses.
Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.