
Reino Unido e União Europeia chegam a acordo sobre Irlanda do Norte após Brexit
Rishi Sunak e Ursula von der Leyen conseguiram chegar a consenso num acordo que era há muito tempo esperado para facilitar as trocas comerciais.
Rishi Sunak e Ursula von der Leyen conseguiram chegar a consenso num acordo que era há muito tempo esperado para facilitar as trocas comerciais.
Simon Coveney, ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, reagiu ao anúncio feito pela sua homóloga britânica, Liz Truss, que afirmou que o executivo ia "introduzir uma lei, nas próximas semanas, para fazer alterações ao protocolo da Irlanda do Norte".
Sajid Javid demitiu-se após ter recusado afastar os seus assessores em troca de elementos escolhidos pelo primeiro-ministro. Junta-se à lista de "baixas" da governação de Boris Johnson.
Britânicos já começaram a votar esta quinta-feira nas eleições legislativas antecipadas do Reino Unido. Boris Johnson prometeu um Brexit em janeiro, aconteça o que acontecer. Corbyn quer um segundo referendo.
Primeiro-ministro britânico não assinou a carta na qual pede que Brexit seja adiado até 31 de janeiro e entregou uma segunda carta - assinada - em que diz que acredita que o adiamento é um erro.
A apenas doze dias do anunciado divórcio entre o Reino Unido e a UE, o protesto revelou o descontentamento de uma parte importante da sociedade britânica.
"Não vou negociar um adiamento, nem a lei me obriga a fazê-lo", afirmou o primeiro-ministro britânico depois de derrotado no parlamento.
O juiz escocês Lord Pentland considerou que o primeiro-ministro britânico não é obrigado a procurar uma extensão da data de saída do Reino Unido da União Europeia se não chegar a acordo.
Primeiro-ministro britânico viveu dia negro. Não só deixou de controlar a agenda parlamentar, situação que coloca em risco a saída do Reino Unido da UE a 31 de outubro, como perdeu a maioria com a passagem de um deputado para os liberais.
Conservador Philip Lee abandonou o partido liderado por Boris Johnson e juntou-se ao grupo dos liberais. O governo fica assim sem uma maioria no Parlamento.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, prometeu este domingo uma "proposta ousada" quando submeter o acordo para o ‘Brexit’ ao parlamento dentro de duas semanas.
A emenda subscrita pelos conservadores Oliver Letwin e Dominic Grieve e pelo trabalhista Hilary Benn pretende retirar ao governo a precedência no estabelecimento da agenda de trabalhos na Câmara dos Comuns na quarta-feira, "dada a necessidade de a Câmara debater e votar caminhos alternativos".
A prorrogação para além de 30 de junho exige que o Reino Unido realize eleições para o Parlamento Europeu em maio.
Na terça-feira há mais um dia D do Brexit, com os deputados britânicos a votarem um acordo reformulado. Oportunidade para passar em revista o que os protagonistas já disseram sobre o adeus do Reino Unido à União Europeia.
Na terça-feira, Theresa May disse ter registado "bom progresso" nas discussões com Bruxelas sobre as alterações legais necessárias para garantir que a solução para a Irlanda do Norte não possa durar indefinidamente.
Voto desta quarta-feira é esperado pelas 19h00, antecedido pela votação das diferentes propostas de alteração.