
Familiares contra trasladação de Eça de Queiroz recorrem da decisão do Supremo
Dos 22 bisnetos de Eça de Queiroz, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo três abstenções.
Dos 22 bisnetos de Eça de Queiroz, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo três abstenções.
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar interposta por seis dos 22 bisnetos do escritor que queriam impedir a transladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional
O escritor Afonso Reis Cabral diz que tanto ele como "a Fundação Eça de Queiroz e a maioria familiar" estão "muito satisfeitos" por tribunal ter confirmado os seus argumentos.
Seis dos bisnetos do escritor colocaram uma providência cautelar para travar a trasladação para o Panteão Nacional.
Morreu em Paris, esteve 90 anos no Alto de São João, está há mais de 30 anos em Tormes. Tinha trasladação marcada para dia 27, mas há uma providência cautelar interposta por seis bisnetos para travar a ida para o Panteão.
Tribunal aceitou providência cautelar para travar a ida do corpo de Eça para o Panteão, mas “não há uma decisão tomada”, sublinha uma fonte parlamentar.
"O despacho suspende todos os atos relacionadas com a transladação e o assunto tem de voltar para a Assembleia da República", explica o ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, onde está sepultado o escritor.
Seis dos 22 descendentes vivos de Eça de Queiroz entregaram esta terça-feira uma providência cautelar para impedir a trasladação do corpo do escritor para o Panteão Nacional, marcada para dia 27.
Os preparativos já estão avançados e a cerimónia, marcada para o dia 27 de setembro.
Rui Rio foi à varanda e proporcionou espectáculo enquanto a PJ lhe vasculhava os pertences. Nada contra: sempre disse que Rio tem mais talento para o humor do que para a política.
Conheceram-se na jota, aprenderam os jogos de bastidores políticos e hoje são os protagonistas de um megaprocesso de corrupção partidária.
A transladação foi aprovada por unanimidade no Parlamento. Trineto que lidera da fundação com nome do escritor apoia decisão. Porém, ida dos restos mortais de Santa Cruz do Douro para Lisboa tem a oposição de outro trineto.
O chefe de Estado fez este anúncio quando discursava no Centro de Congressos de Lisboa, após a posse dos novos órgãos sociais da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal.
O fim do verão – e das férias – tem fama de provocar depressões. A solução não está em comprimidos milagrosos, mas sim na cultura e no entretenimento. Saiba o que aí vem em matéria de filmes, séries, concertos, livros, teatro e exposições, para se manter bem-disposto até ao Natal.
Dois ministros do anterior Governo vão, direta ou indiretamente, trabalhar para dois dos maiores escritórios de advogados do País, exercendo funções em áreas que tutelaram enquanto governantes. Por incrível que pareça, não há aqui nada de ilegal.
O objetivo é criar condições para acolher os restos mortais num panteão. Família teve garantias de segurança.