
Covid-19: Óbitos em 2020 custaram mais de 25 mil anos de vida em Portugal @Model.HTag>
Estudo revela que Portugal registou a taxa de anos de vida perdidos mais alta em 2020, seguido de Alemanha, França e Reino Unido.
Estudo revela que Portugal registou a taxa de anos de vida perdidos mais alta em 2020, seguido de Alemanha, França e Reino Unido.
Carlos Rabaçal sublinha que muitos dos vírus do tipo influenza (que provoca gripes) "têm uma capacidade de invadirem o músculo cardíaco e, sem necessitarem de mais nada, provocarem doença que pode ser séria".
"Houve pessoas que aguardavam com uma paciência notável", relata José Poças sobre a situação catastrófica vivida nas urgências.
Recentemente foram identificados fármacos que dão novas esperanças na luta contra o SARS-CoV-2 por apresentarem propriedades antivirais aparentemente mais eficazes do que os utilizados até agora.
Governo austríaco confirmou que vai receber cinco doentes com infeções graves pelo novo coronavírus e cinco com outras doenças ou cirurgias pendentes.
O plano de vacinação contra a covid-19 está dividido em três fases, a primeira das quais, a decorrer, abrange profissionais de saúde e idosos e pessoal que os acompanha nos lares. Esta fase, que se prolonga até final de março, inclui também profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.
Por cá, ninguém antecipou a terceira vaga de contágios da Covid. A começar pelo Presidente da República, ninguém antecipou coisa nenhuma. Não sei o que é pior. Se a incapacidade de prever o óbvio - a terceira vaga - ou a uma governação por “sensação” que não conseguiu medir a necessidade de meios para fazer face à doença.
A nível europeu, a farmacêutica BioNTech/Pfizer vai proceder a uma "alteração às quantidades de entrega de vacinas contra a covid-19".
O surto contabiliza um total de 157 casos confirmados, dos quais 134 estão ativos, 12 recuperaram e 11 morreram, de acordo com o boletim.
Portugal recebeu esta terça-feira as primeiras 8.400 doses de vacinas contra a covid-19 da Moderna, que irão ser distribuídas por profissionais de saúde prioritários de hospitais do setor privado e social.
SPO lembra que os hospitais são seguros e que é importante manter o contacto para não atrasar diagnósticos.
"Entramos numa zona de descontrolo, e entramos depois de nove ou 10 semanas de estado de emergência", lamentou Cotrim de Figueiredo.
Os epidemiologistas contactados pela SÁBADO têm opiniões diversas. Pela Europa, os países também seguiram caminhos diferentes.
O trabalho de identificação de pessoas segundo a idade e respetivas comorbilidades continua em curso, de acordo com a ministra da Saúde.
Jornal Expresso noticiou que a falta de uma norma da DGS estava a fazer desperdiçar a 6.ª dose da vacina. Ministério da Saúde esclareceu que os profissionais de saúde já retiravam seis doses.
A primeira morte associada à covid-19 naquele lar aconteceu na segunda-feira, tratando-se de um homem de 93 anos que também tinha outras patologias associadas.