Chega prepara 'cerco' à sede do PS
Alexandre R. Malhado

Chega prepara "cerco" à sede do PS

Direção do Chega e núcleos do partido preparam para este sábado um protesto à volta da sede do PS, no Largo do Rato.

A incrível história da filha do diretor da PIDE
Vanda Marques

A incrível história da filha do diretor da PIDE

Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.

Turma de ilustres. Quando eles eram todos colegas
Margarida Davim

Turma de ilustres. Quando eles eram todos colegas

Durão Barroso, Santana Lopes, Joana Marques Vidal, Lucília Gago, Manuela Moura Guedes, Fernando Seara e muitos outros entraram em 1973 para a turma-maravilha que viria a marcar os últimos 40 anos do País. Houve política, pancada e amor.

Cuidados intensivos

Os extremos tocam-se

Concordo com a ideia [de Santos Silva de que “Não há atribuições de culpa colectiva em Portugal”]. E concordo porque sempre fui um individualista impenitente. Não sei o que são os ciganos. Nem os negros. Nem os brancos. Nem os gays. Nem as mulheres. Nem o diabo a quatro.

A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira
Ana Taborda

A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira

A matriarca de uma das mais poderosas famílias portuguesas deixou milhares de euros aos empregados e distribuiu as suas muitas joias e peças de arte pela família e amigos. Discreta e aventureira, chegou a saltar de paraquedas com um dos filhos e até aos 94 anos nadava todos os dias – só já não mergulhava de cabeça.

O juiz que  voltou para abalar o sistema
Margarida Davim

O juiz que voltou para abalar o sistema

Esteve 10 anos fora da magistratura. Começou a tomar posições públicas contra o confinamento e pediu para voltar a ser juiz. Esteve em funções menos de um mês antes de ser suspenso e ainda não parou de provocar polémicas.

 Um revolucionário de... consensos
Tiago Carrasco

Um revolucionário de... consensos

Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.

Os dias e as noites das facas longas
Tiago Carrasco

Os dias e as noites das facas longas

Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos
Diogo Barreto

Jorge Sampaio: 81 anos, 81 amigos, adversários e ídolos

Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.

Dina e Mena, os dois amores de Otelo
Luís Pedro Cabral

Dina e Mena, os dois amores de Otelo

Até ao último dos seus dias, Otelo conduziu uma revolução. Não aquela que todos sabemos. A outra, de que ninguém quer falar: ousou amar duas mulheres, sem abdicar de nenhuma. Uma vivia em Oeiras, a outra em Carnaxide. Dina e Mena evitaram-se sempre e os filhos zangaram-se com Otelo e só voltaram a estar com ele dias antes da morte.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana