
Irão e Estados Unidos vão trocar prisioneiros hoje após transferência de fundos
O Qatar serviu de mediador entre o Irão e os Estados Unidos, dois países que não mantêm relações diplomáticas.
O Qatar serviu de mediador entre o Irão e os Estados Unidos, dois países que não mantêm relações diplomáticas.
Quando o terceiro maior produtor de petróleo invade o sexto maior produtor de cereais o risco económico é claro: inflação mais alta. "Vai ter impacto", diz o líder da associação das empresas agroalimentares.
Associação diz ser "muito difícil fazer previsões" sobre até quando o preço dos combustíveis vai continuar a aumentar. Aponta o dedo aos conflitos entre Rússia e Ucrânia e no Médio Oriente, mas diz que não fará pressão junto do Governo para a redução da carga fiscal sobre combustíveis - a 6.ª mais alta da União Europeia.
Porta-voz iraniano exortou a Administração cessante dos Estados Unidos a "abster-se de criar tensões nos seus últimos dias na Casa Branca".
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Irão conta com 593 pessoas infetadas, sendo que foram registados no país 43 mortos.
Medida foi tomada devido às tensões no Médio Oriente, espoletadas pela morte do comandante iraniano Soleimani.
A Arábia Saudita ainda não fez qualquer comentário sobre o suposto ataque contra o navio iraniano que constitui o último incidente na região marcada pelo degradar das tensões entre o Irão e os EUA, país aliado de Riade.
Presidente iraniano, Hassan Rohani, indicou que a presença de forças estrangeiras aumenta insegurança na região do Golfo.
Os Estados Unidos acusaram abertamente o Irão de estar por detrás dos ataques à maior refinaria da Arábia Saudita. Agora a questão é: o que os EUA vão fazer?
O Grace 1, que transporta 2,1 milhões de barris de petróleo, foi arrestado a 4 de julho numa operação britânica ao largo de Gibraltar, provocando uma crise diplomática entre o Irão e o Reino Unido.
As autoridades de Teerão anunciaram que o Irão deteve 17 cidadãos iranianos alegadamente recrutados pelos serviços de informações dos Estados Unidos e alguns dos detidos já foram condenados à morte.
A Guarda Revolucionária iraniana disse que o navio foi capturado por não estar a cumprir com as "leis marítimas internacionais".
Outro navio, com a bandeira da Libéria, foi também apreendido pelas autoridades iranianas. A bordo do navio estão 23 funcionários.
Navio da Marinha norte-americana tomou uma “ação defensiva” contra o drone iraniano no Estreito de Hormuz, depois deste ter ignorado múltiplos avisos para se afastar.
O Reino Unido vai aumentar temporariamente a sua presença militar no Golfo, com o envio de um segundo navio de guerra.
Porta-voz do governo britânico, garante que a Marinha Real Britânica teve que intervir para ajudar a embarcação da empresa petrolífera detida pela British Petroleum.