COVID-19, 20, 21, 22, 23, ...
Na verdade, aqui e ali, no Mundo ao redor, a pandemia juntou, por via das funções que assumi, o enorme desafio pessoal de adaptação à realidade que impôs ao meu maior desafio profissional.
Na verdade, aqui e ali, no Mundo ao redor, a pandemia juntou, por via das funções que assumi, o enorme desafio pessoal de adaptação à realidade que impôs ao meu maior desafio profissional.
Gabriela Álvares Pereira e Isabel Sousa são psicólogas e lançaram um livro sobre a doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
O peso que um "caso" tem na perceção de que tudo é igual, que "algo que nos aconteceu" ou que "conhecemos" tem na nossa perceção de uma situação/problema e que a desconfiança impõe, prejudicam gravemente o debate público e a construção de soluções legislativas mais simples, ágeis, responsivas e personalizadas.
É fazer a conta a tudo quanto de bom pode significar investir na prevenção dos riscos psicossociais e na promoção da saúde psicológica e do bem-estar de trabalhadoras e trabalhadores.
A votação do projeto de lei sobre a morte medicamente assistida na Assembleia da República dura há três legislaturas, desde 2018. Esta quarta-feira foi novamente adiada, desta vez por uma semana.
Pioneira em Portugal na cobertura da saúde mental, a seguradora Multicare volta a alargar a oferta com um lançamento inovador ao comparticipar, em reembolso, subscrições de algumas apps importantes para a proteção da saúde mental.
Esta manhã falamos-lhe de repatriamentos de familiares de jihadistas portugueses, de lobos, ursos pardos e greve dos Oficiais de Justiça.
A psicologia tem hoje um capital de conhecimento e uma força de trabalho capaz de oferecer garantias, às cidadãs e cidadãos e aos governos, de actuação nas consequências dos problemas e acontecimentos de vida significativos das pessoas.
Só em 2022 a Linha do SNS24 já atendeu 46.000 chamadas. De acordo com a SPMS, "o atendimento é sempre feito por psicólogos, que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos".
Mais e melhor informação e investigação sobre redes sociais, a sua organização e as suas consequências. Mais e melhor literacia para as crianças, jovens e seus responsáveis sobre a sua utilização consciente e sobre formas de prevenir os seus impactos, incluindo para a saúde mental.
Não por acaso a erradicação da pobreza é o primeiro dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. É-o porque tudo impacta, qual espiral tóxica, alimentando factores de exclusão e dificultando a saída dessa situação.
Estudo realizado este ano nas escolas portuguesas revelou que um em cada três alunos apresentam sinais de sofrimento psicológico.
Não me canso de sublinhar que, conforme sucede com a paz (muito mais que a ausência de guerra), quando falamos de saúde mental não falamos de doença mental ou mesmo da sua ausência.
A ajuda humanitária aos refugiados é importante e tem várias valências, o acolhimento é uma delas. A Ordem desenvolveu um guia para quem queira acolher famílias.
Especialistas são unânimes: o mais importante é "não normalizar qualquer tipo de violência". Ex-presidente do Sporting foi alvo de denúncia ao Ministério Público pela sua conduta violenta no programa Big Brother, da TVI.
Tem aumentado a reflexão em torno da "great resignation" [grande renúncia], expressão atribuída ao fenómeno que cresce desde o início em 2021 e que corresponde ao número elevado de saídas dos locais de trabalho e da indisponibilidade para determinados empregos.