
"Vacinando os maiores de 80 anos e lares, vacinamos os que mais precisam" @Model.HTag>
O Governo anunciou que vai começar a vacinar os maiores de 80 anos para a semana. Comunidade científica e política estão de acordo com esta decisão.
O Governo anunciou que vai começar a vacinar os maiores de 80 anos para a semana. Comunidade científica e política estão de acordo com esta decisão.
Depois de expressar uma homenagem pública aos colegas, Miguel Guimarães criticou que o plano de vacinação em Portugal "continue a deixar milhares de médicos de fora desta fase, prejudicando quem está no terreno a salvar vidas".
Tiago Guiomar cedeu a sua refeição ao doente na maca da ambulância. Acumula horas de trabalho, sem comer – e não esmorece. Em combate contra a Covid-19, os soldados da paz reivindicam vacinação.
Este repto foi feito por José Luís Carneiro e justificado com a necessidade de haver um imediato reforço dos recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde.
"Queremos que as escolas fechem, não faz sentido [continuarem abertas]. Muitos têm de vir de transportes públicos apinhados", disse Constança Ugando, aluna do 12.º ano.
A Ordem dos Médicos alerta ser urgente "esmagar a transmissão na comunidade", salientando que é preciso "atuar agora com todos os meios".
Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos lamenta que não tenha havido mais sensibilidade por parte das pessoas.
"A situação atual é tão preocupante que, nesta altura, advogo o encerramento das escolas na totalidade. Isto é algo completamente contra o meu coração. Defendo isso porque estamos numa situação hipergrave."
O bastonário e o Gabinete de Crise para a covid-19 da OM manifestaram a sua "apreensão pela rutura evidente do SNS [Serviço Nacional de Saúde] com consequências graves para todos os cidadãos que dele necessitam, independentemente do motivo de doença".
A vacina contra a covid-19 não é 100% eficaz? Não, mas é tão eficaz como a vacina contra o sarampo. Como se pode ficar infetado depois de receber a vacina? Só metade das pessoas vacinadas fica imune duas semanas após a primeira toma.
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, aponta que a segunda dose da vacina comece a ser administrada em Portugal a 17 de janeiro. E rejeita que idade seja um critério prioritário para a administração de vacinas.
A ordem liderada por Miguel Guimarães frisa que "a taxa de letalidade varia de cerca de 0,3% na faixa dos 50 aos 59 anos até aos 13,6% acima dos 80 anos".
"Os médicos que trabalham fora do Serviço Nacional de Saúde devem ter o mesmo direito a serem vacinados", considerou o responsável da Ordem.
Bastonário lembra que se trata de "um pequeno número de médicos" que deixarão de ter a possibilidade de as passar as receitas à mão.
Mais de 40 entidades assinam uma carta aberta alertando para as "graves consequências" da transferência da tutela dos animais de companhia e errantes do Ministério da Agricultura para o do Ambiente.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, é médico urologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João.