
Um dia na vida de uma enfermeira de um hospital de Lisboa @Model.HTag>
A Reuters acompanhou uma enfermeira de uma unidade de cuidados intensivos (UCI) do hospital de São José. Inês Lopes lamenta a falta de aumentos salariais.
A Reuters acompanhou uma enfermeira de uma unidade de cuidados intensivos (UCI) do hospital de São José. Inês Lopes lamenta a falta de aumentos salariais.
Otimismo a mais, camas previstas mas irreais, cautelas sacrificadas e contratos de pessoal a menos. Quais foram as falhas e os erros?
Contratação de enfermeiros formados no estrangeiro estava suspensa provisoriamente devido a uma providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros.
Ordem dos Enfermeiros avança que a garantia foi pelo novo coordenador da 'task force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.
O Governo varreu, sem exceção, todos os diretores distritais que encontrou em funções. Trocou-os, a bem ou a mal, por próximos do PS. Só uma coisa ainda não mudou aqui: não se abdica do domínio do aparelho. Retrato à lupa da vassourada.
Grupo de 19 enfermeiros requer a instauração de um processo disciplinar à bastonária da Ordem dos Enfermeiros com vista à expulsão.
Participação, subscrita por 19 enfermeiros, prende-se com recentes comentários de Ana Rita Cavaco na sua página de Facebook sobre a vacinação contra a covid-19 por pessoas que não constavam do grupo de prioritários.
Ordem dos Enfermeiros comunicou que a lista dos 124 profissionais que manifestaram disponibilidade para integrarem as unidades de cuidados intensivos já foi enviada ao Ministério da Saúde.
Marta Temido prefere centralizar tudo e ouve pouco, mesmo que a consequência seja deixar respostas por dar. Está a perder a luta contra uma pandemia que expôs o défice de gestão no SNS.
Para trabalharem em Portugal, os enfermeiros tinham que assinar uma declaração de responsabilidade, de forma a obter a necessária autorização da Ordem. No caso dos médicos, o reconhecimento das competências é automático.
O caso das vacinas vem juntar-se ao do chef da NASA, do consultor da ONU, do especialista do Vaticano, do licenciado num ano, do golpe da caneta, da Diana desaparecida, ou do político que comprou os seus próprios livros. É o chico-espertismo à portuguesa.
Na Associação de Solidariedade Social de Farminhão, em Viseu, foram vacinadas nove pessoas que não cumprem os critérios para o primeiro grupo a ser vacinado. O presidente justifica-se: "Sou um dirigente ativo".
Padres, autarcas e dirigentes do INEM integram uma lista crescente de pessoal não prioritário que já foi vacinado.
O hospital Amadora Sintra fez soar os alarmes: faltam fornecimentos de garrafas de oxigénio, enfermarias adaptadas e triagens eficazes. Médicos, enfermeiros, administradores, técnicos de emergência e engenheiros hospitalares revelam à SÁBADO mais limitações no combate à pandemia.
Existe uma pequena chance de quem esteja vacinado possa ser infetado. Principalmente se não tiver a segunda dose. Mas dificilmente desenvolve consequências graves.
Com 27 anos e o curso terminado em 2016 na Universidade de Gandra, em Valongo, Fernanda Martins chegou a Espanha há dois anos e, depois de várias tentativas para regressar para Portugal, em 2020 resolveu instalar-se definitivamente em Santander.