O Chega não ia mudar de programa... mas agora vai mesmo
Há 51 minutosAlexandre R. Malhado

O Chega não ia mudar de programa... mas agora vai mesmo

Em 2019, Ventura só “clarificou” o programa, mas agora vai haver mexidas para a “grande reforma cívica”. Sem proibir excessos de linguagem: são “válvulas de escape”, diz o coordenador do texto.

Big MEC

O Miguel escreve sem preocupação de exercício literário, sem pensar no que disse fulano e sem pensar no que fulano dirá. Não faz gestão da carreira. Vive afastado da luta para ser isto ou aquilo, para ganhar este ou aquele prémio

Marte:  Últimos episódios da maior série de ficção de sempre
OntemPaulo Barriga

Marte: Últimos episódios da maior série de ficção de sempre

É hora de ponta em Marte. Por esta altura, três missões espaciais “acotovelam-se” em torno do planeta vermelho. Objetivo, desvendar um dos mais intrigantes e persistentes enigmas da história da humanidade: a existência de vida extraterrestre.

Justiça e dignidade humana

A Justiça diz-se cega, mas quando não abre os olhos perante a dignidade humana deixa de ser Justiça e volta ao tempo da Inquisição. O caso de José Penedos, condenado no Face Oculta, mostra como o sistema ainda não consegue ver além dos códigos

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d'Escritas 2021
26 de fevereiroLusa

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d'Escritas 2021

O júri do concurso decidiu distinguir a obra desta autora, de 83 anos, nascida em Lisboa, considerando que "Estranhezas" "é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita".

A guerra colonial não acabou

O debate sobre a guerra colonial não deve ser feito pela manipulação ideológica da esquerda ou da direita. Deve ser feito com mais rigor e menos subjetividade. Deve ser um debate de reconciliação entre portugueses, não de ódio e vingança

Em redor...

Nós e os nossos Mundos

Procurar compreender o nosso comportamento – e os pensamentos (cognições) e sentimentos (emoções) a ele associados – e como este é influenciado e influencia o contexto que o determina, creio interessar ou mesmo fascinar a todas/os. Fez de mim psicólogo. 

Luís Parreirão admite candidatar-se a grão-mestre
24 de fevereiroRui Avelar

Luís Parreirão admite candidatar-se a grão-mestre

A eleição do sucessor de Fernando Lima esteve agendada para meados de 2020, tendo sido adiada devido à pandemia da covid-19. Embora sem data marcada, ela deverá ocorrer no segundo semestre de 2021.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)