
Covid-19: OMS Europa alerta para fim de ciclo de descida de novos casos na última semana @Model.HTag>
Terminou "um promissor declínio ao longo de seis semanas", lamenta diretor regional para a região europeia da OMS, Hans Kluge.
Terminou "um promissor declínio ao longo de seis semanas", lamenta diretor regional para a região europeia da OMS, Hans Kluge.
Recordando que a campanha de imunização na UE teve um início difícil, num cenário de escassez de vacinas e tensões entre Bruxelas e alguns fabricantes, diretor regional da OMS apelou às farmacêuticas para trabalharem nesse sentido.
Diretor regional da Organização Mundial de Saúde, Hans Kluge, afirmou que a Europa está "num ponto de viragem" da pandemia.
A Organização Mundial de Saúde alertou para o risco de uma terceira vaga da pandemia na Europa em 2021.
Organização Mundial de Saúde alerta para a época festiva de dezembro, comum a "muitas culturas e países". "A pandemia mudará como se celebra, mas não significa que não se possa celebrar". Ainda assim será de evitar viagens e a quadra deve ser celebrada dentro de cada agregado familiar.
O número de novos casos diários atualmente é "duas a três vezes" superior ao que acontecia nos primeiros meses da pandemia, mas o número de mortes é "cinco vezes inferior".
Diretor-geral da agência das Nações Unidas salienta que "se não se controlarem os contágios, mais pessoas morrerão" e mais aumentará "o risco real" de terem que voltar as medidas mais restritivas.
O aumento do número de mortes diários vai-se dever ao crescimento dos casos em função da retomada da epidemia na Europa.
Em geral, interrupções nos serviços essenciais de saúde foram relatadas por quase todos os países, principalmente em países de rendimento baixo, mas a grande maioria foi parcial.
A organização sublinhou que os centros escolares devem aplicar as mesmas medidas gerais de higiene e distância social. No entanto, em função da fase de pandemia em que se encontre a comunidade de que fazem parte, devem ser adotadas "medidas excecionais".
Aumentaram os casos de "violência interpessoal" entre parceiros íntimos e contra crianças. "A violência não é um assunto privado", alerta a OMS, apelando aos amigos ou vizinhos das vítimas.
Portugal está a conseguir combater o vírus? Somos o 16º país com mais mortos e mais casos, mas é também dos países com mais testes por pessoas. O número de recuperados é dos mais baixos.
"A saúde mental faz parte da resposta da saúde pública à covid-19", explicou especialista do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS.
Dezenas de laboratórios estão a estudar uma vacina para conter a epidemia e algumas já vão em estado avançado. Mas será a vacina vai chegar a toda a gente e quando?
Mette Frederiksen especificou que a circulação de bens não está em causa e que os dinamarqueses serão sempre autorizados a entrarem no reino.
Chocolates, gomas, sobremesas doces, produtos de pastelaria, pipocas, sumos, leites achocolatados e bebidas vegetais são alguns dos alimentos que verão a publicidade restringida