
Chanceler alemão cai e brinca: “Estou ansioso para ver os memes”
Olaf Scholz terá tido um acidente enquanto corria, desporto que pratica de forma regular.
Olaf Scholz terá tido um acidente enquanto corria, desporto que pratica de forma regular.
Presidente ucraniano proferiu centenas de discursos e nos últimos anos nenhum político foi tão ouvido. Podia ter corrido mal, mas não, pelo contrário: vários foram marcantes. Há uma discreta equipa de speechwriters por trás do sucesso, mas o Zelensky tem o papel principal.
Presidente ucraniano está na Alemanha, onde se encontrou com Olaf Scholz. Berlim frisa que a Rússia deve retirar as suas tropas e que o conflito não pode ficar congelado.
Presidente ucraniano fez última paragem no Vaticano antes de se dirigir para a Alemanha.
O líder do executivo português foi ainda questionado sobre a recusa na divulgação do parecer jurídico que defende demissão da ex-CEO da TAP com justa causa e considerou que o Governo "tem cumprido o seu dever de explicar à opinião pública a fundamentação das decisões que toma".
O fundador e histórico do PS recusou o convite e escreveu uma longa carta a António Costa a explicar porque fica em casa. E a recordar-lhe a história e "os valores e princípios" do partido, que o PS de hoje "desconhece".
Lula da Silva tomou posse a 1 de janeiro, juntamente com 37 ministros, um número recorde, e nesse mesmo dia assinou 11 decretos e três medidas provisórias: iniciou a política de controlo de armas, o restabeleceu medidas de combate ao desmatamento na Amazónia e assinou ainda a medida provisória que recria o Bolsa Família.
Na sexta-feira, o Chanceler alemão, Olaf Scholz, já tinha insistido que Berlim e Bruxelas poderiam chegar a um acordo para que o país levantasse o seu veto.
Dmitry Medvedev afirmou que se a Ucrânia tentar recuperar a Península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, parar "dividir o estado russi" o Kremlin pode usar "qualquer arma" para terminar a "infeção" ucraniana.
A polícia adiantou que o presumível autor dos disparos é um antigo membro das Testemunhas de Jeová, organização com a qual tinha aparentemente entrado em conflito.
Pelo menos oito pessoas morreram e outras oito ficaram feridas. Imprensa alemã dá conta de que entre as vítimas encontrava-se uma mulher grávida.
Até agora, as previsões falharam. Nem a Rússia conseguiu uma vitória rápida e definitiva, nem o apoio militar a Kiev e as sanções económicas a Moscovo quebraram a determinação do Kremlin. No atual impasse, vão continuar a morrer pessoas às portas da Europa numa guerra que só faz sentido em algumas cabeças do Kremlin.
O processo necessário para chegar à paz na Ucrânia esteve em discussão na Conferência de Munique. E houve muitas referências à Guerra Fria pelo caminho.
Aviso foi feito pela vice-primeira-ministra da Ucrânia. Fundador do grupo Wagner crê que cidade pode ser conquistada pela Rússia até abril e que só não o foi ainda devido à "monstruosa burocracia militar".
Presidente ucraniano já se encontra em Paris, após a passagem pelo Reino Unido. Pediu armamento pesado e aviões de guerra contra a Rússia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak deram uma conferência de imprensa conjunta em que o Reino Unido manifestou o seu compromisso contra a Rússia - apesar das ameaças de Moscovo.