O moralista

Vida inteligente

Pelo exemplo caseiro - duas guerras mundiais em meio século e milhares de ogivas nucleares apontadas às nossas cabeças no seguinte -, a hipótese de uma sociedade exoplanetária se autoextinguir é enorme. Talvez seja preferível limitarmo-nos à vida para além da pandemia

Elefantes e esquilos

Aqui surge o peculiar caso da UE, que ainda não assumiu se pretende ser um elefante ou um esquilo. No presente, escolheu alguém da família dos roedores para dirigir a sua política externa, com ausência de conhecimentos de história e geografia comprovados.

A máquina de repressão que Putin construiu
06 de fevereiroMaria Henrique Espada

A máquina de repressão que Putin construiu

O presidente russo foi montando as peças que lhe permitem hoje controlar, vigiar, prender, exilar ou ilegalizar o que quer e quem quer. Da polícia às leis, o aparelho de opressão tornou-se mais pesado nos últimos anos, e sobretudo meses. Até às eleições de setembro, "a repressão vai piorar", acredita José Milhazes.

Joe Biden: O destino é a política
21 de janeiroJoão Carlos Barradas

Joe Biden: O destino é a política

Os EUA têm um novo presidente. O que muda a partir de agora para os americanos, mas também para o mundo, agora que o democrata Joe Biden substituiu na Casa Branca o republicano Donald Trump.

Kim Jong-un elege EUA como 'principal inimigo'
09 de janeiroSÁBADO

Kim Jong-un elege EUA como "principal inimigo"

Líder no regime norte-coreano prometeu ainda aumentar o arsenal nuclear o país bem como o seu poderio militar. Discurso foi feito no congresso do Partido dos Trabalhadores.

A verdadeira história da mãe dos blues
21 de dezembro de 2020Pedro Marta Santos

A verdadeira história da mãe dos blues

Ma Rainey's Black Bottom, realizado por Denzel Washington, está disponível na Netflix. Tem Viola Davis no principal papel e é o último trabalho de Chadwick Boseman

Biden no mundo

Trump com áurea de grande negociador (deal breaker), desenvolveu uma política externa de oposição, desfazendo a maioria das decisões do seu antecessor, e por essa via, contentar a sua magra base eleitoral atenta aos assuntos internacionais.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)