
Novo Banco agrava prejuízos para 853,1 milhões de euros até setembro @Model.HTag>
O banco liderado por António Ramalho tinha registado um resultado negativo de 572,3 milhões nos primeiros nove meses do ano passado.
O banco liderado por António Ramalho tinha registado um resultado negativo de 572,3 milhões nos primeiros nove meses do ano passado.
O CEO da instituição traça como objetivo alienar até 1.200 milhões de euros em NPL (crédito malparado) até ao final do ano e admite que em vez de vender numa só operação o portefólio "Nata 3" sejam feitas várias vendas.
A Finangeste, que gere carteiras de créditos não produtivos (leia-se malparado) no valor de 1,2 mil milhões de euros, avança com a recuperação de dois edifícios históricos no centro histórico de Lisboa e dois mega empreendimentos imobiliários em Oeiras e em Faro.
O banco liderado por Paulo Macedo apresentou, esta quarta-feira, os resultados para os primeiros três meses do ano.
Desde o início da crise, o governo e a comissão europeia têm aprovado várias medidas de apoio a empresas e trabalhadores. O advogado António Pragal Colaço fez para a SÁBADO um ponto de situação do que precisa de saber
Banco de Portugal e Ministério das Finanças estão a trabalhar num decreto-lei que dá a particulares e a pequenas e médias empresas folga no pagamento das prestações.
O banco público aumentou 74% nos primeiros nove meses do ano ao beneficiar com os ganhos obtidos com a venda das unidades em Espanha e África do Sul.
A capacidade de ciberdefesa é reforçada em cinco milhões de euros, passando para um valor global de 45,4 milhões.
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirma que o supervisor não detetou qualquer desvio anormal das imparidades da CGD em comparação com o setor. Nem "detetou a ocultação" de perdas associadas à carteira de crédito.
A audição do responsável pela comissão de acompanhamento do Novo Banco foi marcada por declarações polémicas que Teresa Leal Coelho, presidente da mesa, diz serem "graves" e alerta que podem "minar" a credibilidade do sistema.
O Novo Banco "sublinha que não possui imparidades superiores às exigíveis, nem inferiores às julgadas necessárias" e que os dados sobre o assunto são "facilmente comprováveis e naturalmente auditáveis".
Lucro aumentou face aos 6,4 milhões de euros de 2017.
O presidente do Novo Banco, António Ramalho, declarou que a entidade vai avançar com os projetos "Nata 2" e "Viriato 2".
Os seis maiores bancos que operam em Portugal aceleraram a venda de crédito malparado em 2018, tendo vendido pelo menos 5.719 milhões de euros deste tipo de empréstimos, segundo contas feitas pela agência Lusa.
A OCDE considera que, em conjunto com as medidas que estão a ser tomadas, as "autoridades poderiam considerar um papel mais ativo".
Os lucros do banco liderado por Paulo Macedo quase multiplicaram por dez face aos 52 milhões de euros que registou no mesmo período do ano passado.