
"Tempestade geomagnética" arrasta auroras boreais por toda a Europa
As auroras desceram até aos 40 graus norte, sendo visíveis em países como Portugal, Espanha ou Grécia.
As auroras desceram até aos 40 graus norte, sendo visíveis em países como Portugal, Espanha ou Grécia.
Os cientistas da NASA concluíram que só o mês de agosto foi 1,2ºC mais quente do que a média.
A temperatura média da Terra esteve sempre acima dos 17 graus esta semana. Esta quinta-feira a temperatura subiu até aos 17,23ºC.
A temperatura média global atingiu 17,01 graus Celsius no dia 3, dizem cientistas norte-americanos. Foi a primeira vez que a temperatura média mundial superou os 17ºC.
As temperaturas médias globais registadas este mês estão quase 1 grau Celsius acima dos níveis registados no período homólogo desde 1979. O fenómeno oceano-atmosférico El Niño, pode ser um dos responsáveis.
Há cada vez mais tempestades a atingir o pico de intensidade mais a norte da Flórida, o que pode colocar em risco cidades em latitudes médias como Lisboa.
Análises de cientistas norte-americanos confirmam que o calor nos oceanos atingiu um valor recorde. Perito alerta: "Aquecimento global é muito real".
Investigadores alertam que as temperaturas no mar bateram recordes pelo sexto ano consecutivo, com os oceanos a terem absorvido em 2020 energia equivalente a 145 vezes a produção mundial de eletricidade no ano passado.
Reduzir a velocidade dos navios em 18,5 quilómetros por hora reduz o risco de morte em 80 a 90%.
A rede social, em parceria com organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas no tema, lança o 'Climate Science Information Center'.
Os dados mensais da NOAA sobre o clima à escala global revelam que julho de 2020 esteve apenas a 0,01ºC de igualar o julho mais quente, de 2019.
Craig McLean diz que há que ter a certeza de que se faz "o necessário para garantir que haja um oceano saudável, uma vida oceânica robusta".
Temperaturas atingiram máximos históricos na Austrália, sul do Brasil e em partes de África e da Ásia.
A tempestade atingiu a costa oeste dos EUA e já fez história ao ser o primeiro furacão a atingir a categoria 4 na escala Saffir-Simpson a zona da Língua de Terra da Flórida. Residentes da zona conseguiram gravar alguns momentos do furacão.
Alerta dado por cientistas esta quinta-feira.
As agências espaciais de 20 países propuseram a criação de um Observatório Espacial do Clima, para mutualizar a informação climática obtida a partir do espaço.