
Corina Machado, a "dama de ferro" que desafia Maduro
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
O banco sublinha que a decisão de desbloquear 1.500 milhões de dólares congelados em contas da instituição já era esperada.
A oposição venezuelana já reagiu ao anúncio, insistindo que a Venezuela não terá acesso a esses fundos, devido a sanções internacionais impostas pelos EUA.
Ao invés de Portugal, Espanha e Andorra, os principais países da América Central e da América do Sul evitam responsabilizar Moscovo pelo desencadear das hostilidades e esquivam-se, com excepção da Costa Rica e Equador, à aplicação de sanções à Rússia.
Investigadores documentaram casos de 122 vítimas submetidas a tortura, violência sexual e outros tratamentos desumanos entre 2017 e 2019.
Tribunal Comercial de Londres decidiu a favor de Juan Guaidó no caso do controlo do ouro venezuelano depositado no Banco de Inglaterra. Maduro garante tratar-se de "um ato de pirataria" e diz não haver "segurança jurídica em Londres".
O Presidente Nicolás Maduro denunciou na segunda-feira, na ONU, que o Novo Banco mantém retidos mais de "1.000 milhões de dólares" (aproximadamente 891 milhões de euros) que pertencem ao Estado venezuelano.
O presidente venezuelano lembrou o "quanto custou a paz na Rússia", afirmando que foram "20 milhões de mortos contra o exército nazi".
Supremo Tribunal de Justiça britânico considerou que os tribunais britânicos não poderiam contradizer o executivo, que considera Guaidó como Presidente interino. Em causa estão 31 toneladas de ouro, avaliadas em cerca de 1.000 milhões de dólares (887 milhões de euros).
Para escapar à justiça norte-americana, El Pollo já envolveu Podemos e o Cinco Estrelas. Já em Miami, Alex Saab não falou – ainda?
Um grupo de eurodeputados, entre os quais João Pimenta Lopes e Sandra Pereira (CDU), subscrevem uma carta a exigir a António Ramalho que desbloqueie fundos para o pagamento de vacinas e equipamentos médicos da Venezuela à Organização Pan-Americana de Saúde.
Banco de fomento venezuelano está desde julho a tentar desbloquear cerca de 10 milhões de euros para comprar vacinas e equipamentos médicos. Mas o Novo Banco não deu ainda sequer resposta aos pedidos de Caracas.
O presidente da Venezuela falou sobre a saída de Messi do Barcelona e não poupou críticas ao clube.
Embaixadora estava na Venezuela até, em fevereiro, ter sido considerada "persona non grata". Sucede ao embaixador espanhol Alberto Navarro, que se viu envolvido numa polémica ao subscrever uma carta a pedir ao presidente dos EUA, Joe Biden, que levantasse o embargo a Cuba, defendendo que já não existia ditadura no país.
Político opositor venezuelano Freddy Guevara foi detido por funcionários dos serviços de informação. Mulher de Guaidó denunciou a detenção.
Especialista em Direito Penal, Jorge de Almeida Fonseca tem tentado gerir, em Cabo Verde, um complexo processo de extradição para os EUA um empresário suspeito de ser "testa de ferro" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro