A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira
14 de outubroAna Taborda

A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira

A matriarca de uma das mais poderosas famílias portuguesas deixou milhares de euros aos empregados e distribuiu as suas muitas joias e peças de arte pela família e amigos. Discreta e aventureira, chegou a saltar de paraquedas com um dos filhos e até aos 94 anos nadava todos os dias – só já não mergulhava de cabeça.

Do 'menino Jorge' ao presidente da Associação de Estudantes
11 de setembroDiogo Barreto

Do "menino Jorge" ao presidente da Associação de Estudantes

Quando entrou na faculdade, a família referia-se a ele como "o defensor e o regedor do Reino das empregadas". Passou anos a dormir em sofás-cama, era bom aluno até chegar à universidade e jogou pingue-pongue com Miguel Torga.

Este carro é dele - só por quatro anos
05 de setembroSusana Lúcio

Este carro é dele - só por quatro anos

Usar uma viatura está a tornar-se mais importante do que ter uma e a pandemia acelerou modalidades como o aluguer de carros, incluindo elétricos.

Seis bons livros, só uma ficção
07 de junhoEduardo Pitta

Seis bons livros, só uma ficção

Nesta seleção de novidades literárias, o crítico privilegia os ensaios e os relatos biográficos, mas destaca também o romance da israelita Zeruya Shalev, O Que Resta da Nossa Vida.

A louca corrida pelo primeiro lugar nos mais ricos
27 de maioAna Bela Ferreira

A louca corrida pelo primeiro lugar nos mais ricos

Pela segunda vez no século, o homem mais rico do mundo foi um europeu: o francês Bernard Arnault. Mas tal como em 2019, liderança só aguentou um dia. Jeff Bezos já recuperou o título.

Portugal, o paraíso fiscal dos estrangeiros
27 de maioRaquel Lito

Portugal, o paraíso fiscal dos estrangeiros

Aos portugueses o fisco não perdoa o IRS, que pode atingir 50%. Aos pensionistas e estrangeiros, a conta é bem mais suave, entre 10% e 20%. A explicação está no regime de residente não habitual. Suecos, britânicos, norte-americanos, franceses, italianos, espanhóis e brasileiros são os principais beneficiários deste discreto offshore fiscal português.

Rainha Sofia: moderna, cosmopolita e mística
10 de maioSónia Bento

Rainha Sofia: moderna, cosmopolita e mística

Quando chegou a Espanha, há quase 40 anos, Sofia da Grécia era muito à frente do seu tempo e tornou-se no valor mais sólido da monarquia. La ultima reina apresenta uma análise da última consorte de sangue real.

Elas têm um fado novo na voz
08 de maioRita Bertrand

Elas têm um fado novo na voz

Cada uma ao seu estilo, vão refrescando a canção nacional. Teresinha Landeiro, Fábia Rebordão e Beatriz Rosário acabam de lançar trabalhos, Sara Correia leva o que editou em 2020 ao Tivoli. E há mais fadistas a surgir.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)