Vento chinês, velas russas

Embora as relações bilaterais entre ambas as capitais nunca tenham sido lineares, hoje a preponderância ideológica e militar da massa continental russa parece estar a ceder o lugar à expansão económica e geopolítica chinesa. 

Cazaquistão: Cerca de 20 residentes portugueses estão bem
06 de janeiroLusa

Cazaquistão: Cerca de 20 residentes portugueses estão bem

Hoje de manhã, as autoridades locais anunciaram na televisão pública que 13 elementos das forças de segurança foram mortos e 353 ficaram feridos durante os protestos que começaram como reação ao aumento dos combustíveis.

Pelo menos 208 mortos em tufão nas Filipinas
20 de dezembro de 2021Lusa

Pelo menos 208 mortos em tufão nas Filipinas

Pelo menos 239 pessoas ficaram feridas e 52 estão ainda desaparecidas após a passagem devastadora do Rai pelas regiões sul e centro do arquipélago.

O primeiro dia da República de Barbados
01 de dezembro de 2021Ricardo Santos

O primeiro dia da República de Barbados

Barbados passou a ser uma república, terminando quase 400 anos de laços coloniais com a Grã-Bretanha. Isabel II deixou de ser a rainha da ilha, Sandra Mason é a nova Presidente e a cantora Rihanna foi declarada Heroína Nacional.

Superficialidades Desenvoltas - Parte II
28 de novembro de 2021João Pedro George

Superficialidades Desenvoltas - Parte II

Diogo Ramada Curto revela-se insensível à multiplicidade de esferas e de configurações, à diversidade de actores e de micro-poderes que constituem o campo da luta contra a estigmatização racial, e parece querer centrar a questão numa única dimensão — a matriz político-partidária.

O moderno onzeneiro

João Rendeiro é um produto da portugalidade: elevado à categoria de mago da banca, afinal não passou de (mais) um criminoso, mas ainda hoje se julga credor de todos nós. Não o devemos condenar, até porque tem três cães para alimentar.

O moralista

Fernando Santos: um adeus português

A culpa é o eixo da esfera judaico-cristã que Santos traz ao peito como um globo de cilícios. Ele é o único culpado de transformar o vinho de Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias e João Cancelo em água-pé. É quase impossível reduzir o génio destes rapazes a poeira, mas este Santos faz milagres

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana