
Nunca mais é Sábado? @Model.HTag>
Concertos solidários, exposições e espetáculos que desafiam os limites da linguagem: eis as propostas para este fim-de-semana
Concertos solidários, exposições e espetáculos que desafiam os limites da linguagem: eis as propostas para este fim-de-semana
Saiba que teatros, cinemas e outros equipamentos culturais já anunciaram mudança de horários.
Uma série de ensaios sobre alguns dos melhores escritores portugueses foi compilado na obra "O Cânone". Mas os autores lembram que o cânone não está fechado: "Quem tiver um diferente tem bom remédio: publiquem um livro", desafiam.
Benedita Pereira regressa ao teatro com Comédias de Bastidores, peça encenada por Nuno Carinhas e João Cardoso e que está no Teatro Nacional de São João até dia 11 de outubro.
Com o ator brasileiro Chico Diaz, na interpretação do papel principal, o filme passa-se em Lisboa, em 1936, ano em que o médico Ricardo Reis regressa do autoexílio de mais de uma década no Brasil.
Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, desta vez, por causa da pandemia de covid-19, a residência oficial do primeiro-ministro estará fechada ao público.
O dia do teatro está aí e a quarentena não impediu as companhias de celebrá-lo, mesmo que à distância. Aqui está tudo o que pode ver neste dia
O chefe de Estado visitou este sábado o Hospital de São João, onde encontrou, "quer no caso dos homens, quer no caso das mulheres, que são muito menos, uma evolução positiva, psicologicamente positiva e fisicamente positiva".
"À medida que seja necessário e na proporção do que seja necessário, o Governo tomará as medidas que deve tomar para conter [o surto]", alertou ainda o Chefe de Estado.
É hora de celebrar o centenário do TNSJ, "mas sem foguetes". Nuno Cardoso, diretor artístico da instituição, não alinha em lógicas "festivaleiras", apontando em entrevista à SÁBADO a continuação e a "memória futura" como pilares desta data redonda: "É assim que deve ser lido o Teatro Nacional enquanto instituição e instrumento de serviço público.”
Já foi Real Theatro São João, São João Cine e, desde 1992, Teatro Nacional São João. Inaugurado a 7 de março de 1920, é um símbolo do Porto – e não só cultural: da sua vida dependem, afinal, muitas outras vidas... e negócios.
Escrita por Georg Büchner, a peça é a primeira produção própria de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico do Teatro Nacional São João. Estará em cena até dia 29 de Setembro
Forte Velho de Santo António da Barra, em São João do Estoril, é um dos 191 imóveis que o Governo quer "rentabilizar". Edifício foi cedido em 2018 à Câmara Municipal de Cascais.
Setembro traz variedade aos palcos de Lisboa e Porto, com A Dama das Camélias no São Luiz, tragédia grega no D. Maria II, Shakespeare para rir no Casino, Tolcachir na Politécnica e Revolução Francesa no São João
De norte a sul, muitos são os espaços culturais que oferecem os seus espetáculos ao público.
Espetáculo é assinado por Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves, na sua segunda colaboração.