
Procura de autotestes estabiliza depois de "pico" acentuado na Páscoa @Model.HTag>
Antes da Páscoa verificou-se uma procura acentuada de autotestes com utentes que "adquiriram um grande número de autotestes para distribuírem" pela família.
Antes da Páscoa verificou-se uma procura acentuada de autotestes com utentes que "adquiriram um grande número de autotestes para distribuírem" pela família.
Diretora-geral da Saúde diz que surtos são fenómeno que "está a ser seguido com toda a atenção pelas autoridades de saúde" e que se tem registado "alguns casos positivos, mas numa percentagem muitíssimo baixa" na testagem de professores e não docentes.
Ao contrário da primeira suspensão temporária da administração da vacina em Portugal, Autoridade do Medicamento vai alinhar-se com o regulador europeu quanto a uma decisão acerca da alegada ligação da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 e a formação de tromboembolismos em pessoas vacinadas.
Caso um determinado medicamento esteja indisponível ou tenha deixado de ser comercializado, a Autoridade Nacional do Medicamento disponibiliza as alternativas terapêuticas disponíveis.
"Naturalmente, poderão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar, mas a grande maioria desta comunidade, que tem a ver com salvar vidas, estará fechada até 11 de abril", afirmou o responsável pelo plano de vacinação.
Só no ano passado, foram aprovados oito medicamentos órfãos, destinados ao tratamento de doenças raras. Em 2019, a despesa ultrapassou os 140 milhões de euros.
Os testes rápidos são bastante importantes para detetar surtos rapidamente. Mas deixam informação essencial de fora, prejudicando a capacidade de estudar as novas variantes.
Susana Vilaça foi diagnosticada com cancro da mama há oito anos e viu ser recusado pelo Infarmed um tratamento, o Lynparza, por existirem "alternativas terapêuticas".
Quando o teste for realizado por iniciativa própria, um resultado positivo ou inconclusivo deve ser comunicado diretamente por contacto telefónico ao Centro de Contacto SNS24 ou através do preenchimento de um formulário eletrónico que será criado.
EMA e Infarmed alertam os profissionais de saúde para estarem atentos à possibilidade de ocorrência de "casos de tromboembolismo" em pessoas vacinadas, especialmente nos sete a 14 dias após vacinação e particularmente em mulheres com menos de 55 anos.
Pedro Simas defende que a vacina suspensa em vários países deve continuar a ser administrada em Portugal para "salvar vidas".
Portugal continua a administrar a vacina da AstraZeneca, apesar de muitos países europeus terem atrasado o processo enquanto esperam resultados clínicos.
A decisão de alguns países de suspender temporariamente a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 foi "uma medida de precaução", não tendo sido confirmado uma relação causal com os eventos tromboembólicos notificados, segundo as autoridades portuguesas.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde frisa que apesar do uso, ainda há dúvidas quanto à dose adequada e à segurança.
Centenas de doentes da covid-19 em Portugal estão a receber tratamento com o medicamento antiparasitas, mas são poucos os estudos que demonstram a sua eficácia contra o vírus. E os que existem comparam-no com tratamentos que não funcionam.
O presidente da farmacêutica sublinhou ainda que o mercado dos genéricos "veio trazer à indústria portuguesa uma oportunidade fantástica de colaborar com os doentes, democratizando o consumo, com o Estado, na diminuição da despesa, e indo para fora exportando, terminado o ciclo com investimento em inovação".