
Ministra da Saúde diz que "está feita" recuperação das greves cirúrgicas
Marta Temido diz que os doentes que ainda não foram operados foi por decisão própria.
Marta Temido diz que os doentes que ainda não foram operados foi por decisão própria.
Mais de 5.000 cirurgias foram adiadas na segunda greve dos enfermeiros em blocos operatórios, paralisação que termina esta quinta-feira e que levou o Governo a decretar uma requisição civil.
O Movimento Greve Cirúrgica está a apelar aos enfermeiros para que na quarta-feira ao meio-dia vão para as portas dos hospitais onde trabalham para manifestar apoio a Carlos Ramalho, que entrará em greve de fome.
O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN – Internacional Council of Nurses), que representa 20 milhões de enfermeiros pelo mundo fora, manifestou o seu apoio aos enfermeiros portugueses.
Não há nada a opor à divulgação dos apoiantes dos "crowdfunding" para as greves dos enfermeiros, afirma a Comissão Nacional de Proteção de Dados. Plataforma online PPL terá de apresentar essa informação à ASAE.
Os enfermeiros pediram e os apoiantes estão a cumprir. Cerca de um terço dos anónimos que apoiaram o "crowdfunding" para a segunda greve cirúrgica já se identificou.
Os enfermeiros pediram e os apoiantes estão a cumprir. Cerca de um terço dos anónimos que apoiaram o "crowdfunding" para a segunda greve cirúrgica já se identificou.
Autoridade avalia os montantes e as incompatibilidades.
"Estamos preparadíssimos, não temos nada a esconder, sempre dissemos isso", diz Catarina Barbosa, representante do Movimento Greve Cirúrgica.
'Crowdfunding' recolheu cerca de 784 mil euros para apoiar profissionais em greve. ASAE vai investigar origem do dinheiro.
A segunda "greve cirúrgica" começou há uma semana e estava prevista até ao final do mês de fevereiro. A medida do Executivo vai ser aplicada em quatro centros hospitalares.
Greve levou o Governo a aprovar requisição civil de enfermeiros.
Enfermeiros dos blocos operatórios de sete hospitais públicos iniciam esta quinta-feira uma segunda greve cirúrgica que dura até final de fevereiro.
Sindicatos assumem que têm baixas expectativas para a reunião de quinta-feira com o Governo.
Embora reconheça que a greve em blocos operatórios, como noutras paralisações, "lesa os direitos das pessoas", Ana Rita Cavaco disse que a Ordem "esteve atenta e fez tudo para saber se houve ou não perigo de vida para as pessoas".
Números provisórios da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros indicam que a média de adiamentos foi de 500 cirurgias por dia útil.