
Inquérito ao Novo Banco: PAN chama Rui Pinto, Carlos Costa e Centeno ao Parlamento @Model.HTag>
O partido quer ouvir mais de 30 personalidades e pediu acesso a 17 documentos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco.
O partido quer ouvir mais de 30 personalidades e pediu acesso a 17 documentos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco.
Os partidos têm até hoje para entregarem a lista de nomes e documentos que querem ouvir ou pedir no âmbito da comissão parlamentar. PSD quer ouvir mais de 70 personalidades.
PCP pretende ouvir na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução 17 personalidades ou entidades, para além de pretender ter acesso a um conjunto de documentos.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças de Mário Centeno é o novo vice-presidente e membro do Comité de Gestão do Banco Europeu de Investimento e assume o cargo já esta sexta-feira.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix foi indicado como candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento
Governante vai ser substituído pela deputada Rita Borges Madeira no bancada parlamentar socialista.
Esquerda parlamentar demarcou-se da intenção do partido de estabelecer um período de nojo entre o exercício de funções governativas na área das Finanças e o desempenho do cargo de governador do Banco de Portugal.
Mudanças, que constituem a primeira remodelação do XXII Governo Constitucional, serão oficializadas numa "cerimónia restrita" no Palácio de Belém.
António Costa agradeceu todo o trabalho de Mário Centeno - e só não selou a despedida com um abraço devido à covid-19 - e afirmou ter plena confiança no novo ministro das Finanças.
Não é só Mário Centeno que abandona o cargo. Os secretários de Estado Ricardo Mourinho Félix e Álvaro Novo, que Centeno levara do Banco de Portugal vão também sair.
Foi o responsável por negociar com os sindicatos sobre o descongelamento da progressão de carreira e o secretário de Estado responsável pelas cativações. Agora é o novo ministro.
Substituir o atual ministro das Finanças pode ser uma dor de cabeça para António Costa. Há alguns nomes possíveis, mas todos têm problemas.
"Será que, para o PS, o senhor ministro das Finanças já não o é de facto e os portugueses ainda não o sabem", questionou o social-democrata Duarte Pacheco.
Centeno garantiu no dia 16, no Parlamento, que ia fazer a transferência. Esperar pelo resultado de auditoria não prevista no contrato de venda do Novo Banco implicava risco legal para os contribuintes e o banco.
Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, ressalvou que essa possibilidade depende da dimensão da crise sanitária, ainda incerta.
Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix. garantiu tratar-se de um empréstimo ao Fundo de Resolução.