
Covid-19: provas do 9.º ano e de aferição canceladas @Model.HTag>
O Governo decidiu cancelar as provas de aferição assim como as provas finais de 3.º ciclo, dirigidas aos alunos do 9.º ano.
O Governo decidiu cancelar as provas de aferição assim como as provas finais de 3.º ciclo, dirigidas aos alunos do 9.º ano.
Cientistas detetaram no Brasil casos de infeção simultânea com duas variantes diferentes do novo coronavírus na mesma pessoa, um deles proveniente da África do Sul.
A fase 3 de testes clínicos, que um alto funcionário governamental chinês garante estar a avançar, é a última fase antes de uma vacina receber a aprovação das autoridades regulatórias.
Nas duas fases de entrada no ensino superior, foram admitidos quase 54 mil alunos. O maior número de sempre de entradas em universidades e politécnicos.
Na primeira fase, que colocou quase 51 mil estudantes nas universidades e politécnicos, o maior número de sempre, ainda sobraram 6.050 lugares por preencher.
Ministério da Ciência e Ensino Superior indica que existirão 18 mil camas para estudantes neste ano letivo em residências, pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis - um aumento de 18% em relação ao ano passado.
Na semana em que os novos alunos estão a inscrever-se nas universidades e politécnicos, o sindicato dos professores do ensino superior está preocupado com o facto de cada instituição decidir um modelo de ensino, o que pode levar a desigualdades na formação dada aos alunos.
O Porto concentra as duas instituições onde a média de acesso para o curso de Medicina é mais elevado.
Número de estudantes representa um aumento de 39% face aos valores registados no ano passado, altura em que 224 alunos conseguiram uma vaga.
Das 56.121 vagas que estavam disponíveis, sobraram 6.050 vagas para a 2.ª fase do concurso.
Concurso tinha o maior aumento de vagas da última década. Há mais 15% de alunos colocados em relação a 2019.
Verifica-se uma descida generalizada nos preços por quarto mas Lisboa pode chegar aos €500 e o Porto, aos €421.
No ano passado, cerca de 72 mil estudantes do ensino superior tiveram direito a uma bolsa. Estimativas do Governo apontam que novo ano letivo que está prestes a começar deverá rondar os 80 mil alunos.
Vagas no ensino superior crescem para um total de 56.866 com lugares que ficaram disponíveis nos concursos especiais de acesso. Aumento permite a alunos que já se candidataram mudar a escolha dos cursos.
Ministério explica que as "vagas no ensino superior crescem para um total de 56.866, aumentando mais 4.700 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho".
Ministério estima que o número de novos ingressos no ensino superior atinja cerca de 90 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo.