
Qatar. O emir que lidera as negociações para libertar reféns israelitas
Tamim bin Hamad Al Thani tem apostado na diplomacia e nos laços com o Ocidente. Contudo, não mantém relações tão boas com os vizinhos e causou polémica com o Mundial do Qatar.
Tamim bin Hamad Al Thani tem apostado na diplomacia e nos laços com o Ocidente. Contudo, não mantém relações tão boas com os vizinhos e causou polémica com o Mundial do Qatar.
Olaf Scholz terá tido um acidente enquanto corria, desporto que pratica de forma regular.
Quase a concluir 75 anos de existência, a NATO encontrou uma renovada missão para o uso das suas forças, incluindo militares, e a Aliança passou de conveniente a especial.
No valor de um milhão de euros, o Prémio Calouste Gulbenkian distingue pessoas ou organizações que "contribuem com a sua liderança para enfrentar os grandes desafios atuais da humanidade -- as alterações climáticas e a perda de biodiversidade".
Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.
A relação Europa-Estados Unidos nunca foi tão má como com o Presidente bilionário. Mas seria bom aprender com os erros passados, porque ele ou um trumpista podem voltar à Casa Branca, avisa o investigador.
Anne Applebaum faz o balanço de um ano de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Defende que os ucranianos não devem ceder território, dado que Putin nunca vai deixar de querer controlar tudo.
Presidente russo prestou declarações no Quirguistão e também abordou a troca de prisioneiros entre o seu país e os Estados Unidos.
A Alemanha é o país europeu mais interligado coma China. Mais de 20% das empresas alemãs produzem na China e o IDE (Investimento Direto Estrangeiro) alemão, na China, é superior ao norte-americano. A principal empresa chinesa de transportes marítimos, a COSCO, já possui uma fatia de 35% na propriedade do Porto de Hamburgo.
Chanceler alemão contraria as críticas de ativistas, analistas e membros da própria coligação que forma o governo.
A margem de uma conferência sobre o SNS, Passos Coelho foi questionado pelos jornalistas se pretendia manter-se afastado da vida política, ao contrário do que vaticinou Marcelo.
Pedro Passos Coelho vai publicar a sua versão dos anos da troika, mas ainda não tem data para a edição. Entre os próximos recusa-se a ideia de que o ex-primeiro-ministro esteja a lançar uma candidatura a Belém, como se especulou depois das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas tudo vai depender da análise política que Passos fará mais à frente.
"O país pode esperar, deve esperar muito ainda do seu contributo no futuro, não tenho dúvidas", afirmou o Presidente da República.
O Bundestag removeu os privilégios do ex-chanceler por este já não ter qualquer "obrigação decorrente" do cargo.
O atual líder angolano, a ex-mulher do presidente, o seu médico e o MPLA são visados numa publicação de Tchizé dos Santos no dia em que o pai morreu.