3
'Corajoso povo ucraniano' recebeu prémio Sakharov
SÁBADO

"Corajoso povo ucraniano" recebeu prémio Sakharov

Parlamento Europeu entregou esta quarta-feira o galardão para a Liberdade de Pensamento. Representantes do povo ucraniano estiveram em Estrasburgo, onde se assinalou um minuto de silêncio por todas as vítimas da guerra.

“O corajoso povo da Ucrânia”
João Carlos Barradas

“O corajoso povo da Ucrânia”

É o distinguido com o Prémio Sakharov 2022. Mas as tensões provocadas pela guerra, religiosas, linguísticas, culturais, criam um risco para o futuro democrático.

Rússia reclama ter cercado Lysychansk
Ana Bela Ferreira

Rússia reclama ter cercado Lysychansk

Última cidade ucraniana de Lugansk pode estar já sob o domínio russo. Tropas de Moscovo indicam que estão a combater no interior da cidade. Ucranianos anunciaram também ter atingido uma base militar ocupada pelos russos em Melitopol.

Arte perdida na guerra
Sónia Bento

Arte perdida na guerra

Os diretores dos museus embalaram e esconderam quadros, ícones religiosos e manuscritos. Mas a invasão russa já destruiu parte da cultura do país.

Relatório minoritário

Com o tempo, contra o tempo

O invasor e o invadido, na Ucrânia, estudam agora a passagem do tempo, e os efeitos que isso terá na mais cruel guerra europeia desde 1945. Esta semana traz-nos muitas reflexões sobre esse elemento: as horas que correm podem ditar vencedores e vencidos. Não há aqui empates.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana