
Eleições polacas: PiS à frente, mas esquerda pode coligar-se
PiS terá vencido as eleições com 36,8% dos votos, segundo as projeções, mas o líder da oposição reclama vitória.
PiS terá vencido as eleições com 36,8% dos votos, segundo as projeções, mas o líder da oposição reclama vitória.
Os incidentes terão tido como protagonistas os adeptos polacos e aconteceram já após o jogo. As autoridades impediram, numa primeira fase, alguns jogadores de chegarem ao autocarro e a situação motivou empurrões e discussões. A polícia acabou por deter Pankov, que terá estado nos primeiros incidentes, e Josué, que se intrometeu enquanto capitão do Legia Varsóvia.
'Super Sport Express' avança que Josué, antigo médio do FC Porto, passou a noite nas instalações da polícia
Varsóvia diz que vai concentrar-se na defesa do seu próprio território. Queixa judicial de Kiev contra a proibição da compra de cereais ucranianos estará na base da decisão.
A iniciativa tem como propósito descobrir o "paradeiro destas crianças", que de acordo com a presidente da Comissão são milhares: "Sabemos hoje de 16.200 crianças deportadas [para a Rússia], apenas 300 regressaram [à Ucrânia]."
Presidente norte-americano tinha visita marcada à Polónia, mas acabou por visitar a Ucrânia.
Segundo o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, o Governo de Berlim espera resolver "nos próximos dias" as suas dúvidas sobre o envio dos 'Leopard 2' para a Ucrânia, referindo que o primeiro passo é preparar um inventário dos carros de combate atualmente disponíveis.
Alemanha mantém o impasse no envio dos tanques Leopard 2 para Kiev. Polónia anunciou que vai enviar os que tem ao seu dispor.
Estado português estará representado nas cerimónias pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Dinheiro, compras de armas, indústria própria, soldados e ambição declarada: como os polacos querem criar o maior exército europeu.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, a Polónia recebeu mais de quatro milhões de refugiados.
O primeiro-ministro polaco indicou que míssil que matou duas pessoas teve provavelmente origem na defesa anti-aérea ucraniana e não foi um ataque deliberado da Rússia.
O míssil é, alegadamente, de fabrico russo mas pode ter sido disparado pelas tropas ucranianas. NATO e G7 concordaram em investigar o caso e apurar responsabilidades. Alertas da NATO soaram.
Uma vez que a Polónia faz parte da NATO, o primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, já convocou uma reunião de emergência com os restantes membros do governo.
Polónia e Dinamarca falam em "sabotagem" e pedem que as autoridades fiquem em alerta nos próximos dias perante a possibilidade de uma escalada no conflito com a Rússia.
O Governo polaco argumenta que o país foi a primeira vítima da guerra e nunca foi totalmente compensado pela vizinha Alemanha, que agora é um dos seus principais parceiros na União Europeia.