Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (25)

É para mim verdadeiramente vergonhoso que os países ocidentais em geral e os Estados Membros da União Europeia em particular tenham uma tão fraca memória quanto ao que a coligação russo-turca, que apoia e sustenta o governo sírio (outra ditadura sanguinária), sob pretexto de combater o DAESH/ISIS, fez aos curdos que vivem na Síria.

Cuidados intensivos

Vem aí o fascismo

Sempre que a “extrema-direita” ganha uma eleição (fascismo, extrema-direita, direita radical: tudo isto é a mesma coisa para eles), o primeiro propósito dos figurantes é sinalizar a sua virtude. Fazer o trabalho de casa, pelo qual imagino que sejam pagos, é coisa que não lhes passa pela cabeça.

Giorgia Meloni, a primeira primeira-ministra de Itália
Débora Calheiros Lourenço

Giorgia Meloni, a primeira primeira-ministra de Itália

A presidente do Fratelli d'Italia e os seus aliados vão enfrentar uma grande lista de desafios, com os preços elevados das energias, a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia nacional, pertencente à zona euro.

20
Seis meses depois da invasão, Ucrânia celebra 31 anos de independência
Márcia Sobral

Seis meses depois da invasão, Ucrânia celebra 31 anos de independência

Esta quarta-feira o país liderado por Zelensky divide-se entre a comemoração da independência e a data que marca os seis meses desde o início da invasão russa. Ucranianos temem que a ofensiva de Moscovo aumente nos próximos dias e que os confrontos em Kiev sejam retomados.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana