
Portugal em "vias de atingir" metas da União Europeia na educação @Model.HTag>
As metas definidas pela União Europeia para 2020 não tinham sido ainda alcançadas em 2019, mas estavam muito próximas, tendo algumas sido atingidas este ano.
As metas definidas pela União Europeia para 2020 não tinham sido ainda alcançadas em 2019, mas estavam muito próximas, tendo algumas sido atingidas este ano.
Maria Emília Brederode Santos disse que o regresso às atividades letivas presenciais não será para já, acrescentando que o recomeço em maio é uma decisão que voltará a ser discutida mais à frente.
"Não há desistência da parte dos professores porque não têm condições, nem dos funcionários que vivem, por vezes, situações complicadas com os pais e mães", salienta CNE.
Os bebés até aos três anos passam, em média, quase oito horas por dia, com amas ou em creches.
Meta europeia estabelece que, até 2020, pelo menos 40% dos adultos deverão ter uma formação de ensino superior, mas a média nacional ainda ronda os 33,5%.
Diretora pedagógica da Rua Sésamo – o programa televisivo que estreou há 30 anos – Maria Brederode Santos recebeu a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
O ministro da Educação contestou hoje que a existência do 2.º ciclo tenha um impacto na "cultura de retenção", defendendo que mudanças nos ciclos de ensino necessitam primeiro de "discussões alargadas" e experimentação.
O responsável pelo Ministério da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, defende que mudanças nos ciclos de ensino necessitam primeiro de "discussões alargadas" e experimentação.
Presidente do Conselho Nacional de Educação defendeu que deveria ser repensada a existência do 2.º ciclo.
Maria Emília Brederode Santos, presidente do conselho, refere que o período de dois anos é uma originalidade portuguesa e "não é uma boa prática".
As taxas de retenção e desistência têm vindo a diminuir, tendo atingido o valor mais baixo dos últimos 10 anos em todos os ciclos de ensino.
Porém, consideram ser mais importante aligeirar a carga curricular do 1.º ciclo. Já saiu o relatório "Estado da Educação 2017".
A taxa de "chumbos" atingiu em 2016/207 o valor mais baixo da última década. Presidente do Conselho Nacional de Ensino põe em causa a existência do 2.º ciclo em Portugal.
Líder do Conselho Nacional de Educação diz que formato "não faz sentido" e deve mudar.
A taxa de retenção atingiu o valor mais baixo da última década no ano lectivo de 2016/2017, mas o Conselho Nacional de Educação (CNE) alerta para uso excessivo da medida, que é a "mais cara e menos eficaz".
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) pôs em causa a existência do 2.º ciclo, lembrando que se trata de uma "originalidade portuguesa", que "não é uma boa prática" tendo em conta o elevado número de reprovações.