
Trio de arguidos do "caso Marega" publica pedido de desculpas ao futebolista @Model.HTag>
As três pessoas aceitaram pagar mil euros de multa ao Estado e emitir um pedido de desculpas num "jornal desportivo local".
As três pessoas aceitaram pagar mil euros de multa ao Estado e emitir um pedido de desculpas num "jornal desportivo local".
Presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares aponta que todos os dias faltam entre "sete a oito dos 27 funcionários" na sua escola, em Cinfães.
Diretores de escola pedem mudança nas regras agora que crianças dos 5 aos 11 anos vão receber a vacina.
Há cerca de 10 mil alunos que entram agora nas férias de Natal sem terem tido aulas a todas as disciplinas por falta de professores.
O “padre de ferro” reage às acusações, o colega de Viseu está desaparecido e o condenado por pedofilia recebe visitas dos clérigos na prisão (até já tem emprego à espera). A Conferência Episcopal pressiona por respostas céleres.
Cerca de um quarto dos lugares nos cursos de Ensino Básico não tiveram candidatos. Vagas transitam para segunda fase. É um sintoma da falta de interesse na profissão, avisa Mário Nogueira.
Este ano, já se reformaram quase 1.600 docentes e os sindicatos estimam que irão ser mais de dois mil até ao final de dezembro.
Subsídios de deslocação e habitação e programas de alojamento acessível são algumas das propostas defendidas pelos professores, que querem apoios semelhantes aos de juízes e médicos.
"O fogo estava lá em baixo, mas os bombeiros não o apagaram lá, nem aqui, e depois de estar tudo a arder é que vieram, deitaram um bocadinho de água. Ela acabou, eles foram-se embora e isto continuou a arder", destaca Natália.
A pouco mais de um mês do arranque de um novo ano letivo, os diretores sublinham que não são cientistas, mas sabem que é preciso "fazer tudo para que as escolas não voltem a fechar".
Nem as piscinas e outras mordomias pacificam os moradores – às vezes só pioram. Marquises ilegais, dívidas, penhoras e latidos são ingredientes das histórias.
O 1.º e 2.º ciclo tem mais uma semana de aulas presenciais pela frente. Oficialmente o ano letivo só termina a 8 de julho para estes alunos e nem o aumento de casos de covid-19 e o fecho das escolas no Algarve justifica suspender as aulas na última semana, dizem os pais e diretores.
Medidas da DGS para o isolamento profilático quando há casos de covid-19 nas escolas estão desajustadas, considera Filinto Lima e levam a que milhares de alunos estejam em casa, uma situação que pode continuar na época de exames que se aproxima.
"Houve mais aulas à distância do que presenciais. No caso dos mais novos, a diferença foi menor", lamentou Filinto Lima, referindo-se aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.
O desconfinamento começa pelas escolas, só não sabe até que idade. Há quem defenda a abertura apenas das creches. Dirigentes escolares defendem que até ao primeiro ciclo seria o ideal.
O Governo já demonstrou a intenção de querer começar a reabertura pelas escolas. Existe expectativa de regresso das aulas no dia 15.