A crise da vida quotidiana e outras sequelas da pandemia
23 de fevereiroAna Bela Ferreira

A crise da vida quotidiana e outras sequelas da pandemia

Os efeitos da covid-19 não se limitam aos que a doença provoca em que contrai o vírus. As alterações profundas nas rotinas e na vida social fazem também parte dos efeitos da pandemia.

Urbanista

Famílias à beira de um ataque de nervos

Este ano ficámos a saber que vamos ter de aguardar 130 anos para conquistar a igualdade de género nos cargos de decisão. Se isto pouco importa para quem toma as decisões lá em casa, quer dizer muito sobre a desigualdade de género que é, no fundo, o que provoca a também a desigualdade em casa, já que foram, também, os salários das mulheres mais penalizados pela pandemia.

Para Donald Ray Pollock, 'pode sempre correr mal no fim'
31 de janeiroPedro Henrique Miranda

Para Donald Ray Pollock, "pode sempre correr mal no fim"

Autor maior de westerns modernos como Sempre o Diabo – adaptado pela Netflix a filme com Robert Pattinson e Tom Holland – Donald Ray Pollock utiliza violência, sordidez e humor negro como principais armas. Releia a entrevista de 2019 ao autor a propósito do seu terceiro livro, Banquete no Paraíso.

Póvoa, o bastião do Chega no Alentejo
26 de janeiroPaulo Barriga

Póvoa, o bastião do Chega no Alentejo

Conquistar a freguesia é o objetivo. Ventura foi lá aclamado pelos que criticam os ciganos (e a posição antitouradas de PAN e BE). Até o líder distrital do PSD aceita uma coligação.

WhatsApp vai partilhar mais dados com o Facebook? Nim
14 de janeiroAna Bela Ferreira

WhatsApp vai partilhar mais dados com o Facebook? Nim

Aplicação de mensagens anunciou que vai passar a partilhar informação com a empresa mãe Facebook. Péssima reputação da rede social na gestão de dados privados levou ao aumento de procura de apps rivais.

3
Pré-publicação: o novo livro do Papa Francisco
09 de janeiroMarco Alves

Pré-publicação: o novo livro do Papa Francisco

Em "Sonhemos juntos", o chefe da Santa Sé olha para o que aconteceu em 2020, conta três "situações Covid" que teve na vida e realça o que devemos aprender com a pandemia

4
As vidas dos filhos de padres em Portugal
24 de dezembro de 2020Raquel Lito

As vidas dos filhos de padres em Portugal

Alguns tratam os pais por padrinhos. Todos, mesmo os que são perfilhados, vivem na clandestinidade. Depois de o pároco Giselo Andrade assumir a paternidade em público, colegas revelam como levam uma vida dupla para conciliar os papéis.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)