Alta-Roda 4

Nessa altura, como uma semideusa movendo-se ao som de George Gershwin ou Cole Porter, a apresentadora Cristina Ferreira tomou forma diante de todos (os mais famosos entre os famosos chegam sempre mais tarde), dando lugar a um alvoroço ainda maior.

Arsenal de confiança

É observado como bastante mais patriótico exercitar as cordas vocais contra Bruxelas ou Washington, do que no apoio aos aliados históricos e firmes. Dos quais, todos bem sabem, dependem a prosperidade e o bem-estar nacionais.

A verdadeira História de Maria
22 de dezembro de 2021Vanda Marques

A verdadeira História de Maria

Era uma adolescente quando se casou com um noivo arranjado pelos pais. Não sabia ler nem escrever, mas criticava os ricos e poderosos. Teve uma família numerosa – possivelmente de oito filhos – e ficou viúva cedo. Afinal, quem foi a mãe de Jesus?

Crime sem castigo. Os 60 anos da morte de José Dias Coelho
18 de dezembro de 2021Miriam Assor

Crime sem castigo. Os 60 anos da morte de José Dias Coelho

A morte saiu à rua no dia 19 de dezembro, faz amanhã, domingo, 60 anos, e levou o magnífico escultor comunista. Três agentes da PIDE apanham José Dias Coelho, numa rua em Alcântara. António Domingues é quem o mata à queima-roupa. Os cravos de Abril de 1974 sentaram-no no banco dos réus. Mas a sentença foi curta.

Hospital Lusíadas acusado de xenofobia
10 de dezembro de 2021Paulo Barriga

Hospital Lusíadas acusado de xenofobia

Jorlan deu entrada no hospital com crise renal e passou 15 horas sob suspeita de ser uma “mula” do tráfico de cocaína. O brasileiro diz-se vítima de preconceito.

Amnistia pede 'mais coragem política' em defesa dos direitos humanos
10 de dezembro de 2021Lusa

Amnistia pede "mais coragem política" em defesa dos direitos humanos

Amnistia destaca o aumento do discurso do ódio e a "demonização de comunidades que vivem em circunstâncias de maior vulnerabilidade", que já existem há mais tempo noutros países da Europa e "estão a chegar a Portugal, com alguns anos de atraso, e a cavalgar a pandemia e a insatisfação das pessoas".

Superficialidades desenvoltas - Parte I
27 de novembro de 2021João Pedro George

Superficialidades desenvoltas - Parte I

Alcindo "não se constrói como um close up de 17 jovens neonazis, mas como um grande plano sobre Portugal". Este foi o filme que Miguel Dores, os colaboradores mais próximos (Filipe Casimiro, operador de câmara, e Beatriz Carvalho, psicóloga do ISPA) e a produtora Maus da Fita realizaram. Diogo Ramada Curto (DRC), a avaliar pelos textos que escreveu no Contacto viu outra coisa.

Rui Nabeiro, o homem que enfrentou a vida com um sorriso nos lábios
25 de novembro de 2021Paulo Barriga

Rui Nabeiro, o homem que enfrentou a vida com um sorriso nos lábios

Foi moço de recados e acabou na lista dos mais ricos de Portugal. Fez fortuna com o contrabando e esteve exilado por dívidas ao fisco. Multiplicou empresas e andou pela política e pelo futebol – o sacrossanto tridente dos homens de poder.

Os escândalos sexuais da Igreja católica
24 de novembro de 2021Raquel Lito

Os escândalos sexuais da Igreja católica

O “padre de ferro” reage às acusações, o colega de Viseu está desaparecido e o condenado por pedofilia recebe visitas dos clérigos na prisão (até já tem emprego à espera). A Conferência Episcopal pressiona por respostas céleres.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana