O aprendiz de feiticeiro
Rui Pinto forçou uma Justiça complacente a despertar para dois dos grandes núcleos de corrupção em Portugal: Angola e o futebol. Vai pagar por isso o resto da vida.
Rui Pinto forçou uma Justiça complacente a despertar para dois dos grandes núcleos de corrupção em Portugal: Angola e o futebol. Vai pagar por isso o resto da vida.
Os juízes condenaram o hacker a quatro anos de pena suspensa pela prática de nove crimes (e a amnistia papal deixou cair outros 79 outros) e deixaram um aviso ao hacker: "A verdade não é um valor absoluto e não pode ser investigada a qualquer preço".
Rui Pinto foi condenado por extorsão na forma tentada, acesso ilegítimo e acesso indevido. Os juízes concluíram que trabalhou sempre sozinho nos Football Leaks e que nunca houve outros elementos a trabalhar na divulgação dos documentos.
O espetáculo de Duncan Macmillan, interpretado pelo ator português, chega a Angola depois de ser apresentado 150 vezes em Portugal, para cerca de 30.000 espectadores.
Durante quase cinco décadas, liderou a maior empresa das antigas colónias, que ocupava, em Angola, o equivalente a um terço do território português. Com um salário milionário, criou uma das maiores coleções de arte do País, mas morreu sem deixar dinheiro no banco. Teve várias polémicas com Salazar, que chegou a visitá-lo em casa.
O paradeiro de um grupo de 106 peregrinos vindos de Angola e Cabo Verde é incerto. Sistema de Segurança Interna está a monitorizar situação, mas peregrinos cumpriram as regras.
Autoridades já foram alertadas e estarão a investigar.
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
Ciclicamente, coloca-se o problema de saber o custo exato da vida política oficial, paga com o dinheiro dos contribuintes. Por trás dos raids a Rui Rio, estão as questões.
Cresceu entre a elite do Estado Novo, em Coimbra furava greves estudantis, durante a tropa “cancelou” o 25 de Abril no Faial e escapou a um mandado de captura do COPCON. Em democracia, foi braço-direito de líderes centristas. Hoje é deputado do Chega.
A peça-sensação "Todas as Coisas Maravilhosas" regressa para mais um fôlego: até novembro, vai ser apresentada por todo o País. Já foi vista por mais de 15.000 espectadores. "A comédia é maravilhosa para nos rirmos do que nos assusta", diz em entrevista.
Roubo dos emails do Benfica, intrusão na caixa de correio eletrónico de juízes e procuradores e ataque ao Estado são alguns dos crimes imputados ao pirata informático num novo inquérito – e haverá mais a caminho.
O Ministério Público responsabiliza o hacker pela devassa do sistema informático do Benfica e posterior entrega de caixas de correio eletrónico ao diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques. Entre as vítimas deste novo processo – que imputa ao hacker de um total de 377 crimes informáticos – estão procuradores, juízes, advogados, empresas de Isabel dos Santos, a Liga de Clubes e jornalistas. Na próxima semana Rui Pinto conhece a sentença no caso Football Leaks
O monólogo que o ator já apresentou em várias temporadas esgotadas vai voltar a palco. Passará por cidades como Bragança (julho), Lisboa (julho, agosto, setembro e outubro) e Porto (setembro).
Camisas, calções, vestidos e chinelos, romances e thrillers. Tudo cabe na bagagem para levar nas férias. No que toca a leituras, sugerimos-lhe cinco obras frescas para ler, em casa ou na praia.
A empresária angolana foi condenada em Amsterdão. Alguns dos seus mais próximos colaboradores foram condenados por gestão danosa e falsificação de documentos.