
A saga da TAP da Índia portuguesa
Os Transportes Aéreos da Índia Portuguesa foram criados em 1954 para romper o bloqueio imposto pela Índia aos territórios de Goa, Damão e Diu. E depois?
Os Transportes Aéreos da Índia Portuguesa foram criados em 1954 para romper o bloqueio imposto pela Índia aos territórios de Goa, Damão e Diu. E depois?
António é o mais à esquerda dos irmãos Rebelo de Sousa. Crítico do Estado Novo, foi repreendido pela PIDE. Ajudou a fundar o PSD e foi deputado por três partidos. Hoje é do PS – e pediu autorização aos líderes para apoiar o irmão.
O sociólogo escreveu um livro muito crítico sobre a atuação do Estado em relação aos retornados e ao abandono de cerca de 400 mil soldados africanos que serviram no Exército português.
Sergey Cherkasov, o agente dos serviços de informações militares russos que tentou infiltrar-se no Tribunal Penal Internacional sob a identidade de Victor Muller Ferreira, tinha quase tudo pronto para pedir a nacionalidade portuguesa. A informação é revelada pelo agente do FBI que investigou o caso e que acusou o espião nos EUA.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
Aos 50 anos, Marco Delgado regressa ao teatro para fazer "Noite de Reis", peça de Shakespeare encenada por Ricardo Neves-Neves. Em conversa com a SÁBADO, fala da longa carreira, das diferenças entre teatro, cinema e televisão e de como continua a ser "o miúdo de 20 anos".
Os grandes hotéis do Império colonial português nasceram para tempos de esplendor. Após a independência, entraram em declínio e hoje não passam de cadáveres de cimento. A exceção é o Polana, em Maputo.
Um agente do GRU que tentou infiltrar-se no Tribunal Penal Internacional e que foi apanhado pelos serviços de informações holandeses usou a identificação de um suposto pai português para forjar a identidade. Não é a primeira vez que operacionais russos tentam obter informações de cidadãos nacionais para fabricar documentos de identificação.
Um hotel, uma casa de família ou uma quinta? Escolha o alojamento mais cómodo para o seu bichinho e vá de férias descansado. Não tem de se preocupar, aqui eles vão ser bem tratados.
Fazia ouvidos moucos a quem a criticava, preferindo seguir o coração à moral vigente e andar em digressão em vez de ficar em casa com os filhos.
Apesar de discordar da ideia de destruir monumentos, a escritora, de 58 anos, defende que Portugal tem de pedir desculpas pelo passado de opressor. Está a preparar novo livro e foi nomeada para o Femina.
Até ao último dos seus dias, Otelo conduziu uma revolução. Não aquela que todos sabemos. A outra, de que ninguém quer falar: ousou amar duas mulheres, sem abdicar de nenhuma. Uma vivia em Oeiras, a outra em Carnaxide. Dina e Mena evitaram-se sempre e os filhos zangaram-se com Otelo e só voltaram a estar com ele dias antes da morte.
Portugal nunca perdeu contra 42 seleções, só não ganhou a cinco e só não marcou a três – enfrentou o Brasil apenas no jogo 87 e um país da Oceania no 591. Fomos ver as curiosidades dos 642 jogos já disputados pela equipa das Quinas desde a estreia, em 1921, contra a Espanha.
O Presidente da República disse que as polémicas em torno do percurso de Otelo Saraiva de Carvalho, depois do 25 de Abril, não pesaram para a decisão de não haver luto nacional e reiterou que cabe agora à história fazer a avaliação definitiva.
"Para mim, e apesar de todas as contradições, o Otelo tem direito a um lugar de proeminência histórica", defendeu o ex-presidente da República.
"Para mim morreu o homem que mandou matar o meu pai e mais 14 vitimas inocentes", escreveu Manuel Castelo-Branco, filho de uma das vítimas das FP-25.