
5 restaurantes a não perder no sudoeste alentejano e na costa vicentina
Escolhemos 5 restaurantes para conhecer ou redescobrir a gastronomia do sul de Portugal, mas não só. Uma viagem de sabores e histórias.
Escolhemos 5 restaurantes para conhecer ou redescobrir a gastronomia do sul de Portugal, mas não só. Uma viagem de sabores e histórias.
Passado um ano da “cerca sanitária” no concelho alentejano, nem uma única habitação foi construída para os trabalhadores migrantes. E quase não há casas para turismo.
O único dos cinco militares da GNR condenado a prisão efetiva em 2020 por violação de domicílio, sequestro e agressões a imigrantes em Odemira foi expulso, por ordem de Cabrita.
O processo anterior, envolvendo sequestro, violação de domicílio e agressões a imigrantes em Odemira, foi julgado em 2020 e levou a penas suspensas.
Os casos detetados na pandemia entre os imigrantes que trabalham na agricultura denunciaram as condições desumanas em que vivem.
O Parque Natural nos seus muitos quilómetros de costa, na sua biodiversidade única, riquíssima em flora e fauna, juntamente com as imensas falésias, rios e um oceano a perder de vista, fruto da interação equilibrada entre as diferentes formas de vida, é belo.
O processo deu entrada no Tribunal Central Administrativo Sul e pede que a freguesia de São Teotónio possa ser tratada "em pé de igualdade" e avance no desconfinamento.
Portugal registou 22 concelhos com número de casos acima do limite, 15 deles em território continental. Arganil é o município em pior situação e é quase certo que volte a recuar - basta-lhe confirmar um caso esta semana. Montalegre recua no desconfinamento se registar dois casos.
Portugal ficará em estado de calamidade até ao dia 30 de maio. Dois concelhos, Arganil e Lamego, recuam para as regras de 19 de abril. Resende mantém-se nas regras de 5 de abril.
Esta situação não era, até agora, habitual, garante Orlando Ribeiro. O responsável pela Unidade Anti-Tráfico do SEF também diz não ter recebido nenhuma denúncia do presidente da câmara
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que tinha sido informado pelo primeiro-ministro do fim das restrições naquele concelho do litoral alentejano.
"Fui informado, pelo primeiro ministro, de que seria levantada a cerca sanitária", revelou o Presidente da República.
O representante de proprietários de habitações no complexo vai responder à resolução do Governo que considera estar "repleta de vícios" que a tornam "inaceitável".
"Em relação a Odemira, acho que tem de retirar muitas consequências políticas. Tem de se fiscalizar para saber como é por respeito à legalidade, tem de se apurar se há ou não uma situação que convida àquilo que são atuações criminais, tem de se pensar a sério no problema dos imigrantes que estão cá dentro, que trabalham", referiu.
O executivo invoca falta de soluções para albergar os trabalhadores. Representante dos proprietários do Zmar diz que vai responder esta tarde junto do Supremo Tribunal Administrativo.
"As empresas estão a ter dificuldade em conseguir testar todas as pessoas, porque há um afluxo grande" aos testes, indica associação de produtores.