
Novo Banco não está em processo de venda, garante presidente
Mark Bourke afirma que o objetivo da sua gestão é reforçar o banco, antevendo como "muito viável" uma operação de abertura de capital em bolsa.
Mark Bourke afirma que o objetivo da sua gestão é reforçar o banco, antevendo como "muito viável" uma operação de abertura de capital em bolsa.
No mesmo período, o banco reduziu 103 trabalhadores e fechou 11 agências.
A TAP tornou-se uma trituradora de capital político do Governo – e de dinheiro dos contribuintes. Remunerações e regalias estiveram quase sempre no centro das polémicas.
As grandes empresas que ponham a imagem do Governo em xeque têm sido alvo da fúria verbal de António Costa. Depois da espuma, o impacto real é escasso.
Trabalha 12 horas diárias, para deixar a sexta livre. A sua rotina inclui ginásio, ténis, corrida e jejum intermitente. Divide-se entre Lisboa o estrangeiro, em contactos com bancos e fundos internacionais. AHO, como é conhecido lá fora - ou "Torquemada", como o alcunharam no Credit Suisse - é agora o consultor da José de Mello, da Bial e da Impresa. Nos bastidores da finança, há quem garanta que terá um papel crucial por desempenhar em Portugal.
A 1 de agosto, quando deixou a presidência, António Ramalho visitou a futura sede do Novo Banco e fez várias reuniões para apresentar as contas. Antes, houve um jantar de despedida que terminou à 1h da manhã, panados e muitos quilómetros de carro.
Desde o princípio que o plano da Lone Star, do conhecimento do Governo e do Banco de Portugal, passava por quase esgotar a garantia pública de 3,9 mil milhões. Tribunal aponta que gestão do Novo Banco com financiamento público não salvaguardou o interesse público.
A Deloitte disse que o Novo Banco não efetuou a totalidade dos procedimentos de análise de contrapartes e/ou conflitos de interesse no processo de venda da operação em Espanha.
Auditoria foi feita pela Deloitte por ordem do Governo, após o pagamento efetuado pelo Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021.
O CEO do Novo Banco confirmou a reunião com Luís Filipe Vieira antes da audição do ex-presidente do Benfica na Comissão Parlamentar de Inquérito, mas nega concertação.
O Jornal de Notícias escreve hoje que o ministro das Finanças, João Leão, "fintou" o parlamento - que com uma maioria (BE, PSD, PCP e PAN) bloqueou a pretensão do Governo de reservar uma dotação de despesa no Orçamento para poder injetar mais dinheiro no Novo Banco - e acabou por injetar na instituição 317 milhões de euros.
O presidente do Novo Banco, António Ramalho, diz que o banco está numa "rota de lucro". Processo de reestruturação termina no fim deste ano mas ainda deverá demorar alguns meses até Bruxelas finalizar formalmente.
Uma proposta do PSD, na qual o PS também ficou isolado, refere que a venda contou com "a colaboração do Ministério das Finanças que foi sendo informado sobre todo o processo".
Relatório preliminar da comissão de inquérito revelam que Banco Central Europeu e Banco Central Europeu condicionaram "de forma crucial" a resolução do BES e a criação do Novo Banco.
A Nani Holdings, acionista do Novo Banco ligada à Lone Star, recusou o pedido de levantamento de confidencialidade solicitada, indicando que "os contratos permanecerão confidenciais e serão tratados como confidenciais".
Como a vontade inicial de “esclarecer tudo” perante os deputados deu lugar a um fio comum de fuga, vitimização e atribuição de culpa - aos outros.