
Os encantos da serra. Um roteiro pela Peneda-Gerês
Terra de miradouros, cascatas e cozinha patrimonial, a região da Peneda-Gerês é obrigatória.
Terra de miradouros, cascatas e cozinha patrimonial, a região da Peneda-Gerês é obrigatória.
A recuperação das reservas de água ocorreu em quase todas as bacias hidrográficas a nível nacional, tendo-se registado a maior subida nas bacias do Vouga, Mondego, Tejo, Sotavento e Guadiana.
Foi publicado o Plano de Poupança de Energia com medidas de caráter obrigatório e facultativo. Barragens vão ter regras especiais.
Segundo Matos Fernandes, em duas das albufeiras, Aguieira e Touvedo, já se saiu da "situação crítica" e "têm mais de 70% de água".
No Alto Lindoso, Alto Rabagão e em Vilar de Tabuaço "foram definidas cotas limite a partir das quais não se pode produzir de energia hidroelétrica para guardar água para dois anos de consumo urbano".
O Governo restringiu na terça-feira o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.
Paisagens de cortar a respiração, águas límpidas e condições excecionais para atividades de turismo de natureza e aventura, são muitos os motivos para pôr Ponte da Barca na agenda já este fim de semana.
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, o município minhoto oferece sossego, vales e serras verdejantes, águas límpidas e... desportos radicais!
Um bombeiro de 41 anos morreu durante o combate ao incêndio de Oliveira de Frades. Além dos bombeiros, também morreu um piloto de um avião Canadair.
O acidente ocorreu no sábado, quando o avião 'Canadair' português em que seguiam se despenhou em território espanhol, a cerca de dois quilómetros da fronteira.
Pelas 02:12 continuavam no terreno 227 operacionais, apoiados por 73 viaturas, naquela área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
"É um terreno muito difícil para a progressão dos meios apeados progredir e para a consolidação do perímetro do fogo", explicou comandante dos bombeiros.
Nevoeiro que se fez sentir ao início da manhã impediu o uso de meios aéreos no combate ao incêndio que lavra desde sábado.
Fonte oficial do Hospital de Braga explicou que o copiloto do avião, de 39 anos e nacionalidade espanhola, "está estabilizado" e "fora de perigo de vida".
Mais de uma centena de operacionais combatem esta segunda-feira o incêndio que desde sábado lavra no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Presidente da República lamentou o elevado número de operacionais que foram "vítimas mortais e outros que tiveram ferimentos mais ou menos graves" a quem é devida uma homenagem.