No país emerso

O feminista António Pinto Pereira

O Dr. Pinto Pereira só afirma que as mulheres “são muito mais importantes e valiosas do que os homens” precisamente porque as perceciona como seres frágeis, carentes de proteção e merecedoras da sua condescendência, honrando os valores machistas do seu partido

No país emerso

Tudo; menos Justiça

Nos últimos cinco anos, Portugal gastou 823 mil euros em indemnizações a reclusos, atribuídas pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, por manter as prisões em situação de sobrepopulação, sem condições de higiene e privacidade minimamente acessíveis, para além da denegação de acesso a cuidados de saúde básicos.

No País Emerso

Um terço da minha geração

Não devemos cair num discurso miserabilista de fazer um luto de cada vez que um jovem sai de Portugal para viver fora. Se conseguirmos atrair o regresso de boa percentagem de quem sai, é um movimento com mais-valia para Portugal. O problema está nesta segunda parte.

No país emerso

Dispa-se, menina

Não deve existir qualquer equívoco – a polícia só mandou despir e agachar aquelas pessoas por serem mulheres e por serem jovens. A perceção da polícia quanto à sua vulnerabilidade provocou um óbvio (e reincidente) abuso de poder. O objetivo é claro: intimidar e humilhar.

No país emerso

As festas foram boas? Vamos a contas

No Natal, são habitualmente os homens que rejeitam a existência de desigualdades de género relevantes nos dias de hoje aqueles que se dedicam exclusivamente a aparecer, comer, beber, falar e descansar. À custa, evidentemente, das mulheres que cozinham, põem e levantam a mesa, arrumam e limpam.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana