Ventos de Oeste

Racismo e momentos "Marinha Grande"

Comparar António Costa a um porco não é comparável a colocar um preservativo no nariz de um Papa, Paulo Portas a Pinóquio e Cavaco Silva e Passos Coelho a Adolfo Hitler. Isto para referir apenas algumas imagens que circularam abundantemente pelos meios sociais procurando "dourar" o acto do professor da FENPROF (e não do STOP), e procurando fazer crer que essas outras caricaturas se equivaliam.

Mário Machado em confronto exaltado com defesa de Mamadou Ba
Alexandre R. Malhado

Mário Machado em confronto exaltado com defesa de Mamadou Ba

Discussões acesas entre o neonazi e a advogada de Mamadou Ba marcaram a segunda sessão de julgamento. Desde publicações racistas de Telegram aos acontecimentos da noite da morte de Alcindo Monteiro, Machado foi confrontado apesar de ser testemunha.

Relatório minoritário

Uma guerra blasfema

Há uma progressão alucinante nas justificações para a invasão da Ucrânia. O poder agressor diz agora estar a liderar uma “guerra santa”. Os apoiantes internacionais desta loucura (ou os mudos) deviam refletir sobre o assunto.

O moralista

A moral

Os meus defeitos pessoais (e alguns laborais) dariam para encher três romances de cordel. Mas acredito que qualquer testemunho na imprensa é uma responsabilidade e uma missão. A responsabilidade de procurar o centro, esse sítio arejado onde, algures, habita o bom senso.

O moralista

A guerra

A obsessão, nos limites da lei, pela igualdade de género e pela identidade cultural tende a menorizar combates mais prementes, ainda longe de encerrados, pelos direitos dos trabalhadores e das mulheres

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana