
Prémio Sakharov 2022 entregue ao povo ucraniano
Os finalistas eram Julian Assange, o povo ucraniano e a Comissão da Verdade da Colômbia.
Os finalistas eram Julian Assange, o povo ucraniano e a Comissão da Verdade da Colômbia.
Na SÁBADO de hoje, destacamos o partido de André Ventura que se vira para os direitos laborais. No quadro internacional, o povo ucraniano poderá ser distinguido com o Prémio Sakharov. Musicalmente falando, a notícia vai para os Daft Punk no Tik Tok.
É uma das finalistas do Prémio Sakharov e, em junho, publicou um relatório em que detalha os crimes cometidos pelo Estado, narcotraficantes e paramilitares durante um conflito que durou 58 anos.
O fundador dos WikiLeaks pode receber o prémio Sakharov esta quarta-feira. "O povo ucraniano e os seus representantes" e a Comissão da Verdade da Colômbia são os outros finalistas.
Trata-se da mais alta homenagem prestada pela União Europeia ao trabalho em matéria de direitos humanos.
O fundador da WikiLeaks tem agora 14 dias para recorrer da decisão. Se o recurso for recusado, Assange terá apenas 28 dias para deixar o país.
No mês passado, o Supremo Tribunal recusou o pedido de recurso contra a extradição, feita pelo fundador da WikiLeaks.
O casamento entre Julian Assange e Stella Moris realizou-se hoje na HMP Belmarsh, prisão no Reino Unido, onde o fundador da Wikileaks está a cumprir pena. O noivado foi anunciado em novembro de 2021. Os dois têm dois filhos: Max, de três anos, e Gabriel, de quatro.
O co-fundador de WikiLeaks está preso numa cadeia de alta segurança há três anos, a lutar nos tribunais contra um pedido de extradição para os Estados Unidos.
Conheceram-se quando ela era sua advogada. Durante os anos em que Assange esteve preso, tiveram dois filhos, Gabriel e Max.
Tribunal britânico aceitou recurso dos EUA após terem sido dadas garantias pelas autoridades. Noiva garante que vai avançar com um recurso.
Reino Unido vai examinar o recurso dos EUA contra a recusa de extraditar o fundador do Wikileaks, que enfrenta 175 anos de prisão nos Estados Unidos por divulgação de documentos confidenciais.
Já em exibição nas salas, o thriller "O Espião Inglês" é a história do recrutamento do engenheiro Greville Wynne pelo MI6 e a CIA durante a Guerra Fria. Conheça melhor o ator que o interpreta.
Músico de heavy metal, fã de gatos e experiente jogador de Blackjack, Ai Weiwei estreia uma exposição inédita em Portugal, o país onde agora vive. O artista chinês é uma caixa de surpresas.
Preso desde abril de 2019, fundador da WikiLeaks viu as portas da prisão de Belmarsh mais perto depois de um tribunal londrino ter recusado a sua extradição para os EUA. Mas batalha legal pela liberdade está longe de terminar.
Juíza justificou recusa com elevado risco de suicídio de Julian Assange, caso fosse para os EUA.