A saga das obras de arte roubadas pelos nazis
11 de julhoLucília Galha

A saga das obras de arte roubadas pelos nazis

Compromisso assinado por 44 países facilitou a devolução das peças aos originais proprietários. Mas não há nada que obrigue a que as restituições aconteçam.

Seis livros que tem de ler já
26 de junhoEduardo Pitta

Seis livros que tem de ler já

O regresso de Marilynne Robinson e a chegada a Portugal do romance mais traduzido e premiado de Eduardo Halfon são só duas das boas notícias que temos para lhe dar.

Naftali Bennett, o protegido que tirou o poder ao mentor
14 de junhoLeonor Riso

Naftali Bennett, o protegido que tirou o poder ao mentor

Em 2006, era apontado como protegido de Benjamin Netanyahu, que foi primeiro-ministro durante doze anos. Tornou-se milionário aos 33 anos e recusa uma solução de dois estados entre Israel e Palestina.

A maldição da Terra Santa
22 de maioJoão Carlos Barradas

A maldição da Terra Santa

As chefias político-militares israelitas voltaram à tática de “aparar a relva”: devastação militar de alvos inimigos de modo a debilitar ao máximo a sua capacidade letal. E o Hamas triunfa, sem teto, entre ruínas.

Quem é a atriz Andra Day, que interpreta Billie Holiday?
22 de maioPedro Marta Santos

Quem é a atriz Andra Day, que interpreta Billie Holiday?

Em Os Estados Unidos Vs. Billie Holiday, que esta semana estreia nas salas de cinema portuguesas, Andra Day interpreta o papel da melhor cantora de jazz de todos os tempos, Billie Holiday. Conheça-a melhor.

Suspensão de patentes da vacina da covid-19: sinal para o futuro?
07 de maioJoão Carlos Barradas

Suspensão de patentes da vacina da covid-19: sinal para o futuro?

Os resultados da Covax deixam a desejar e a Índia e a África do Sul, apoiadas por uma centena de países, defenderam um acesso "justo, equitativo e acessível" a vacinas contra a covid-19, uma suspensão de patentes que duraria até "a maioria da população mundial ter desenvolvido imunidade".

O moralista

Saudades do futuro

Quando for grande e livre, quero comer pão de centeio ainda quente com manteiga açoriana, carregada de sal refrescado pelos atuns enormes que sulcam o oceano. Deixar cair a cabeça na relva. Beijar amigos e desconhecidas. Lançar máscaras aos céus como balões de São João

Cuidados intensivos

Haja esperança

Se a leitura, em Portugal, fosse um fenómeno de multidões, o argumento sanitário faria algum sentido. Mas a nossa iliteracia é conhecida; os livros são uma religião de poucos. Como negar-lhes, neste momento de suspensão e recolhimento, a frequência dos templos e o acesso às escritas?

O vírus do negacionismo

O negacionismo está profundamente relacionado com as mundividências dos seus defensores, assentes, geralmente, em visões da história e da realidade através das lentes das teorias da conspiração e em preconceitos pérfidos acerca do outro.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)