As grandes fortunas das antigas colónias
Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

As fortunas das ex-colónias

Para chegar às histórias dos empresários portugueses que enriqueceram nas ex-colónias, Ana Taborda fez dezenas de contactos. Numa das conversas, houve um episódio caricato: a cadeira em que estava sentada partiu-se e a repórter caiu. Fomos ainda às gravações do concurso Taskmaster e entrevistamos o futebolista Diogo Leite em Berlim.

Seguradoras só renegociaram 25% dos seguros automóvel
Diogo Barreto

Seguradoras só renegociaram 25% dos seguros automóvel

Com a mobilidade e sinistralidade muito reduzidas devido à pandemia, o governo decretou que as seguradoras deveriam baixar o preço dos prémios. Dos 7,4 milhões de seguros automóveis, só dois milhões foram alterados.

9
Estas mulheres são 'padres' em Portugal
Ana Catarina André

Estas mulheres são "padres" em Portugal

Quase. Ela explica a Bíblia e dá a comunhão. Parece a missa. Mas o Papa proíbe-lhe o sacerdócio. Há mais portuguesas assim. Histórias da florista, da socióloga e da divorciada a viver com o namorado.

Teatro Nacional São João, no Porto: 100 anos de história(s)
Filipa Teixeira

Teatro Nacional São João, no Porto: 100 anos de história(s)

Já foi Real Theatro São João, São João Cine e, desde 1992, Teatro Nacional São João. Inaugurado a 7 de março de 1920, é um símbolo do Porto – e não só cultural: da sua vida dependem, afinal, muitas outras vidas... e negócios.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana