No mundo secreto das estufas
13 de julhoPaulo Barriga

No mundo secreto das estufas

Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.

José Alberto Guerreiro: 'O Estado falhou em Odemira'
22 de maioMaria Henrique Espada

José Alberto Guerreiro: "O Estado falhou em Odemira"

O Estado falhou em Odemira? “Não tenho a menor dúvida”. O autarca socialista contraria António Costa e diz que a mudança da lei de imigração em 2017 fez mesmo explodir o tráfico. E que os “memorandos” do Governo não o resolvem.

O tempo que ficou para trás

Contamos como era a vida maravilhosa dos portugueses em Angola e Moçambique antes das independências, fomos entrevistar o presidente da Câmara de Odemira e recordamos a vida de Maria João Abreu, uma atriz que espalhava afetos.

Odemira. Zmar recebeu mais 14 trabalhadores agrícolas
18 de maioRita Pereira Carvalho

Odemira. Zmar recebeu mais 14 trabalhadores agrícolas

Imigrantes que estavam na Pousada da Juventude foram realojados no complexo turístico. Pousada de Almograve está agora preparada para receber pessoas que testem positivo à covid-19 e, neste momento, estão no Zmar 24 trabalhadores agrícolas.

Odemira: “Pensava que Portugal era um sonho, mas não há nada aqui”
05 de maioRita Pereira Carvalho

Odemira: “Pensava que Portugal era um sonho, mas não há nada aqui”

Muitos imigrantes chegam à região do Alentejo para trabalhar nas estufas que se têm multiplicado nos últimos anos, mas acabam a dividir quarto com várias pessoas e muitos pagam para ter um contrato. Há quem veja Portugal como uma oportunidade para ser livre e há quem só queira fugir.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)