
Campanha polarizadora em Angola chega ao fim com comício e velório
João Lourenço já encerrou a campanha e vai participar como chefe de Estado num encontro com mulheres em Luanda. Adalberto Costa Júnior estará presente num grande comício.
João Lourenço já encerrou a campanha e vai participar como chefe de Estado num encontro com mulheres em Luanda. Adalberto Costa Júnior estará presente num grande comício.
O fornecedor de armas a Jonas Savimbi a troco de diamantes e traficante multimilionário está prestes a deixar a penitenciária de Marion, no Illinois, onde cumpre uma pena de 25 anos.
Era conhecido como mágico por tirar dinheiro da cartola para distribuir a amigos e aliados.
Chegou à presidência de Angola como uma solução de transição. Ficou por lá 38 anos e construiu uma forte teia de poder marcada pela corrupção. Cultivou a discrição mas os seus últimos dias de vida foram mediaticamente ruidosos com as fortes acusações das filhas a João Lourenço, atual chefe de Estado.
O presidente angolano morreu aos 79 anos, na sequência de um AVC. Foi o segundo líder africano que esteve mais tempo no poder, durante o qual enriqueceu (e fez enriquecer), ao mesmo tempo que deixou o país na miséria.
Adalberto Costa Júnior jura que é licenciado. Mas o Instituto Superior de Engenharia do Porto confirma à SÁBADO que ele não se formou lá.
Saiba se João Rendeiro fica preso e como foi a vida da ex-mulher de Horácio Roque
Branca, académica reconhecida e muito rica, conheceu a Jamba e teve a confiança de Jonas Savimbi. E escreveu agora as memórias dos tempos em que a então maoísta Fati se tornou guerrilheira da UNITA, arriscou e teve a vida por um fio. Acabou expulsa e nunca quis ver a imagem final do corpo do “Mais Velho”.
João Lourenço conquista lealdades do mesmo modo que José Eduardo dos Santos, mas “não tem estratégia”. À espreita, avisa a investigadora, está uma crise social porque há fome como não se via desde a guerra civil.
Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.
Assegurou a segurança de visitantes ilustres, como a Rainha Isabel II, integrou missões de paz das Nações Unidas, esteve perto da morte várias vezes. António Duarte tem muitas memórias de uma vida de aventuras. Algumas ainda o atormentam.
Entre Angola e Portugal, "o relacionamento que se tem hoje não é o que se poderia ter", considera Adalberto da Costa Júnior.
Depois de décadas na rádio, Ribeiro Cristóvão deu o salto para a televisão. Numa grande entrevista à SÁBADO, o jornalista diz que enquanto tiver saúde, não vai deixar de trabalhar.
Antigo ministro da Cultura participou nas exéquias fúnebres de Jonas Savimbi. Na cidade de Andulo, foi registado a dançar.
Cerimónia fúnebre decorreu na terra natal dos pais do cofundador do "partido do galo negro". Savimbi morreu em 2002.
Jonas Savimbi foi morto em combate pelas forças armadas governamentais, no dia 22 de fevereiro de 2002.