
Cinco curiosidades sobre os nomeados aos Óscares
Do clube das sete em que Cate Blanchett entrou, ao “sangue novo” nos atores e atrizes. E os cinco candidatos homens a Melhor Realizador.
Do clube das sete em que Cate Blanchett entrou, ao “sangue novo” nos atores e atrizes. E os cinco candidatos homens a Melhor Realizador.
As novelas de Henry James são como charadas a decifrar sobre a moralidade e o destino. As soluções estão na própria vida. A Fera na Selva volta agora às livrarias portuguesas.
Pela primeira vez, há um filme português nomeado nos Óscares. Trata-se de uma curta-metragem de animação, do realizador português João Gonzalez.
Protagonizou o filme mais aclamado do ano e esteve na corrida ao Óscar de Melhor Ator: sobre o seu papel em O Poder do Cão, Benedict Cumberbatch fala da imersão na história e da importância da transmissão da sua mensagem.
O momento da agressão de Will Smith a Chris Rock é o mais comentado da cerimónia dos Óscares. Há quem critique e quem aplauda o ator por ter dado bofetada ao comediante.
O filme de ficção científica de Denis Villeneuve conquistou o maior número de estatuetas: seis, a maioria em categorias técnicas. Uma dela teve o “dedo” da Sound Particles, uma startup de Leiria que desenvolveu um programa utilizado nos maiores estúdios de Hollywood.
"CODA, No Ritmo do Coração" e "Dune" foram os mais premiados da noite dos Óscares de 2022. Veja a lista completa dos vencedores.
"Coda" venceu o prémio de Melhor Filme e Jane Campion o de Melhor Realizadora. Mas a entrega das estatuetas douradas do cinema ficou marcada por momento em que Will Smith deu uma bofetada a Chris Rock. Ator venceria o Óscar de Melhor Ator.
Piada do comediante sobre cabelo da mulher de Will Smith levou à agressão em pleno palco dos Óscares. Quarenta e cinco minutos depois Will Smith aceitava a estatueta de Melhor Ator e pedia desculpa a todos menos a Chris Rock. Noite ficou ainda marcada pelo Óscar a Jane Campion.
"Sou outra mulher, que será seguida por uma quarta, quinta, sexta, sétima, oitava. Estou muito entusiasmada com o facto de que isto agora está a evoluir rapidamente", afirmou. "Precisamos disso. A igualdade importa".
Conheça os filmes que, pela audácia, originalidade ou competência, são candidatos à principal estatueta da noite.
Haja o que houver, o cinema terá sempre a capacidade de nos transportar a outras paragens e os Óscares são a bitola dessa viagem. Dia 27, a beleza e a destreza medem-se em Los Angeles, ainda que com algumas novidades.
A cineasta diz que o comentário foi "impensado". O momento aconteceu durante os Critics Choice Awards.
A cerimónia de entrega dos prémios da Academia de Cinema e Televisão britânica (BAFTA) aconteceu no Royal Albert Hall, em Londres, na noite passada. O “Poder do Cão” venceu a categoria de melhor filme.
Filme independente comprado pela Apple com um elenco com atores surdos venceu o prémio principal da 28.ª cerimónia de entrega dos prémios Screen Actors Guild.
O crítico de cinema Pedro Marta Santos crê que aconteceu (quase tudo) como devia e avisa: "Malta nova não quer saber de sexagenários em smoking a brandirem bonecos banhados a oiro".