
Novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses toma hoje posse
António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE foi eleito a 30 de outubro de 2021.
António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE foi eleito a 30 de outubro de 2021.
Jaime Marta Soares, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ter ficado "surpreendido" e "preocupado" com a notícia sobre a vacinação.
Tiago Guiomar cedeu a sua refeição ao doente na maca da ambulância. Acumula horas de trabalho, sem comer – e não esmorece. Em combate contra a Covid-19, os soldados da paz reivindicam vacinação.
Marta Soares avançou que há neste momento "cerca de 400 bombeiros infetados com a covid-19" e que "as coisas estão a desenvolver-se bem na parte da saúde dos bombeiros".
O Centro Hospitalar Lisboa Norte reconheceu a existência de uma "grande pressão assistencial", afastando porém ter havido "uma situação de caos".
Segundo Marta Soares, as ambulâncias dos bombeiros estão a ficar retidas com doentes em muitos dos hospitais deste país, durante horas.
Liga dos Bombeiros avança que no primeiro período possam ser vacinados cerca de 12.500 profissionais, lamentando que bombeiros "não sejam citados expressamente" no grupo dos profissionais de serviços críticos.
Liga dos Bombeiros Portugueses diz estar "à beira do colapso" e que o Governo contribuiu para a sua "falência técnica". Ministérios da Saúde e da Administração Interna só reconhecem metade das dívidas.
O bombeiro Carlos Carvalho, de 40 anos, foi o quarto bombeiro a morrer em contexto de combate a incêndios em Portugal no mês de julho.
O bispo recordou que Diogo Dias "vivia comprometido com a vida e com os outros", sendo "um jovem de fé, altruísta e generoso".
José Augusto Fernandes, de 55 anos de idade, era chefe na corporação e morreu no sábado enquanto combatia um incêndio em Trevim, na Serra da Lousã. Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente no funeral.
Eduardo Cabrita detalhou que este ano o combate aos incêndios será feito por 12 mil homens e mulheres - em que os bombeiros voluntários são "a principal componente".
Marcelo Rebelo de Sousa salientou que este ano será necessário "compatibilizar as duas frentes de combate": fogos e Covid-19.
Setor alerta para a falta de preparação dos cerca de dois mil estagiários no terreno.
A cura para o medo não são músculos de aço e olhos na nuca – é a coragem e a empatia. A lição vem de uma amedrontada e isolada vila do Alto Alentejo.
"Esta vai ser a primeira de várias entregas de equipamentos médicos e de proteção individual que já começaram a chegar a Portugal", explica o MAI.